Página inicial > Ultimas Notícias > Submissão de trabalhos para Seminário Habitação na Amazônia vai até 15 de julho

Submissão de trabalhos para Seminário Habitação na Amazônia vai até 15 de julho

• Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 15h24

Seminário Habitação na Amazônia

Está aberto o período de submissão de trabalhos para o "Seminário Habitação na Amazônia: particularidades e desafios ao trabalho profissional do assistente social", que irá ocorrer entre os dias 18 e 20 de setembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Com inscrições gratuitas, a programação contará com o lançamento da coletânea Habitação e Serviço Social: dimensões teóricas, históricas e metodológicas, de Joana Valente Santana. O prazo para a submissão de trabalhos termina no dia 15 de julho, e os resumos deverão ser enviados por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por visar à socialização da produção do conhecimento, promover a troca de experiências profissionais e a intervenção profissional em favor dos direitos humanos, o seminário pretende ser um espaço voltado para a troca de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais que atuam na área social, estudantes de graduação e de pós-graduação que atuem ou pesquisem a temática habitacional na Amazônia.

De acordo com a coordenadora do Grupo de pesquisa “Cidade, Habitação e Espaço Humano”, professora Joana Valente, historicamente, a Região Amazônica tem sido um lugar de produção e reprodução da desigualdade social e econômica, em virtude da exploração de suas riquezas naturais, e, neste sentido, a questão da habitação tem sido agravada com a escassez de políticas públicas e o alto índice de inadequação habitacional, com destaque para a carência de infraestrutura em pequenas, médias e grandes cidades.

"Acreditamos que a realização do seminário, na conjuntura atual no Brasil, é uma forma de resistência em defesa da produção do conhecimento, mediante a formação de recursos humanos qualificados, que se voltam para a intervenção profissional comprometida com a sociedade brasileira”, ressalta a professora Joana Valente.

As inscrições para ouvinte são gratuitas e estendem-se até o dia do evento. Já o prazo para submissão de trabalhos será até o dia 15 de julho de 2019. Os interessados em participar da apresentação de trabalhos devem submeter seus resumos expandidos diretamente pelo e-mail do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Submissão de trabalhos - Os autores deverão indicar, no momento da submissão, a modalidade temática de seus trabalhos, sendo possível escolher entre comunicação científica e/ou relatórios de experiência, desde que siga os seguintes eixos: Serviço Social, política urbana e habitacional; Habitação e pequenas cidades na Amazônia; Planejamento urbano, habitação e cidades; Lutas sociais pelo direito à cidadania na Amazônia; Questões agrária, urbana, ambiental e Serviço Social.

A submissão on-line deve ser realizada por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O texto deve ser devidamente revisado antes da submissão. Somente serão aceitos os textos que obedecerem às diretrizes para submissão dos trabalhos. Os autores que tiverem seu resumo expandido aprovado serão comunicados via e-mail, até o dia 15 de agosto de 2019. Para mais informações sobre o modelo a ser seguido para a submissão de resumo expandido, acesse aqui.

Livro - Com uma leitura discursiva, a coletânea Habitação e Serviço Social: dimensões teóricas, históricas e metodológicas, organizada por Joana Valente, busca contribuir para a formação e o trabalho profissional em Serviço Social, particularmente na área da questão urbana e habitacional.

“O livro pretende colaborar com o debate entre pesquisadores que estudam a questão urbana e habitacional articulada à formação e ao trabalho profissional em Serviço Social, com enfoque nos fundamentos teórico-metodológicos do trabalho profissional; na trajetória histórica do Serviço Social em diferentes momentos históricos da política habitacional brasileira, com registro de experiências profissionais, bem como as resistências pelo direito à cidade e os desafios ao Serviço Social”, expõe Joana Valente

GEP-CIHAB - Criado em 2011 e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA, o grupo estuda as contradições socioespaciais inerentes à cidade capitalista, particularmente as desigualdades do acesso pelas frações da classe trabalhadora aos bens e aos serviços produzidos na sociedade, principalmente em relação à habitação. Busca apreender os elementos universais, singulares e particulares dessas contradições nas cidades da Amazônia e desenvolve estudos sobre as políticas urbanas e habitacionais, com vista à democratização do acesso a essas políticas, bem como a intervenção profissional do assistente social nessa área.

O grupo também investiga teorias e métodos de projeto habitacional que levem em consideração a subjetividade do usuário na produção do espaço da moradia. Participam do grupo docentes de Serviço Social, Geografia e Arquitetura e Urbanismo, técnicos/pesquisadores da Companhia de Habitação do Estado do Pará e da FASE/Amazônia e discentes de pós-graduação, graduação e iniciação científica.

Serviços:
Seminário Habitação na Amazônia: particularidades e desafios ao trabalho profissional do assistente social”
Data: de 18 a 20 de setembro de 2019
Local: Auditório José Vicente Miranda/ICJ/UFPA, Campus Guamá
Inscrições: O prazo para submissão de trabalhos é até o dia 15 de julho
Normas para a submissão de resumo expandido, disponíveis aqui
Para mais informações, acesse o site do evento.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação