Página inicial > Ultimas Notícias > A “escrita acadêmica: em foco, o gênero discursivo resenha” é tema de minicurso

A “escrita acadêmica: em foco, o gênero discursivo resenha” é tema de minicurso

• Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 15h49

resenha

O Projeto “Alfabetização, letramentos e docência na Amazônia” fará o minicurso “A escrita acadêmica: em foco, o gênero discursivo resenha”, neste sábado, 29 de junho. O evento, que faz parte das atividades de Letramento Acadêmico do projeto, ocorrerá no Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA).

As atividades de letramento acadêmico trabalham com diferentes gêneros discursivos (orais e escritos) utilizados no ambiente universitário. O gênero discutido nesta edição do curso será a resenha. Serão disponibilizadas 100 vagas e as inscrições podem ser feitas aqui. Não haverá inscrições no dia do evento.

“Graduandos, pós-graduandos e profissionais das mais diferentes áreas precisam fazer uso desse gênero discursivo nas suas práticas acadêmicas. Isso ocorre tanto na elaboração de artigos, quanto de dissertações e teses que exigem a escrita de resenhas regularmente”, explica a professora Isabel França Rodrigues, coordenadora do projeto.

Outras ações – O projeto também possui outras atividades, como o Laboratório de produção textual e o EncantArtes. Cada projeto possui um público diferente, de universitários a professores da Educação Básica.

O laboratório de produção textual tem como objetivo analisar e ampliar o processo de leitura e escrita dos universitários, licenciandos em especial, considerando que a docência mobiliza diferentes formas, tempos e necessidades de utilização da língua escrita e da leitura, e ocorre na segunda semana de todo mês, às sextas e aos sábados.

Já o EncantArtes, que é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo analisar as práticas docentes que favorecem um processo de ensino aprendizagem utilizando a contação de histórias e a mediação de leitura. Os licenciandos desenvolvem o projeto nas escolas uma vez por semana, e o estudo com os docentes ocorre na primeira sexta-feira de cada mês.

Projeto – Criada em 2016, a iniciativa foi a única da Amazônia e uma das 5 do Brasil a ser reconhecida como uma das 33 experiências em educação mais inovadoras da América Latina e do Caribe. Para saber mais, clique aqui.

Minicurso “A escrita acadêmica: em foco, o gênero discursivo resenha
Data: 29 de junho
Hora: das 8h às 12h