Página inicial > Ultimas Notícias > Cine Olympia exibe filme produzido por alunos da UFPA

Cine Olympia exibe filme produzido por alunos da UFPA

• Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 15h58

A Besta Pop

O filme A Besta Pop comemora um ano de lançamento e, para celebrar essa data, o longa será exibido em quatro sessões, no Cine Olympia, em Belém. As exibições ocorrem a partir desta quinta-feira (4/07) e vão até domingo (7/07), com entrada gratuita. A produção é uma iniciativa dos estudantes de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, e foi uma das vencedoras do Prêmio Proex de Arte e Cultura, que está com inscrições abertas para a edição de 2019, até 5 de julho.

O longa é uma distopia com influências retrô futuristas e foi realizado via financiamento coletivo. A proposta de produzir o filme começou em 2016, após uma mobilização entre os estudantes de Cinema e Audiovisual, em uma proposta inovadora nas Faculdades de Cinema do Brasil. João Luciano e Tamires Cecim foram os responsáveis pela produção executiva da obra.

“Esta sessão é especial por nos lembrar de todo o processo de realização do filme, aprendizado e dedicação da equipe. O que era apenas um sonho de estudantes de Cinema já está fazendo um ano no Cine Olympia, um local de grande importância para o audiovisual paraense. Isso nos faz perceber que estamos no caminho certo e ainda temos muito a fazer", conta João Luciano.

Desde o começo, o projeto teve como princípio a forma colaborativa de produção, visando a novos modelos de realização de filmes, a fim de driblar as dificuldades no custeio e estrutura existentes na região. Por isso, foi realizada uma “vaquinha virtual”. A conquista do Prêmio Proex de Arte e Cultura ajudou com recursos para a pós-produção.

"Participar de A Besta Pop foi um exercício desafiador. Planejar todas as etapas, iniciar uma campanha de financiamento coletivo e ser bem-sucedido, filmar e conseguir entregar o trabalho com o qual mais de uma centena de pessoas também investiu tempo e habilidades, acreditando na inovação do projeto, é uma grande conquista para o audiovisual, de modo geral”, conta Suelen Nino, assistente de direção do longa.

Ela afirma que a obra foi pensada para servir como um incentivo a quem desejasse colocar suas propostas em prática. “A ideia que tínhamos em mente era de que a iniciativa motivasse outros universitários a se desafiarem e tirassem do papel suas ideias. Se quisermos fortalecer o cenário audiovisual paraense, precisamos começar daqui da universidade, buscando realizar bem os projetos e fazê-los chegar até onde o público está."

O filme foi realizado em parceria com a UFPA, com o Núcleo de Produção Digital da Casa das Artes (NPD) e com o Núcleo de Produção Audiovisual e Educação a Distância do Instituto Federal do Pará (NUPAED/IFPA), além das produtoras Cabocla, Visionária e Gruta, que entraram com o apoio em equipamentos e as colaborações para a etapa de pós-produção. Para uma parte dos figurinos, a equipe contou com o apoio do curso de Teatro da UFPA.

Sinopse - Em um futuro distópico, durante o último dia que antecede o apocalipse, em meio à implementação de um governo totalitarista e à alienação social, um grupo de jovens decide burlar o toque de recolher buscando escapar do tédio de suas vidas e tem seus destinos entrelaçados no melhor lugar para estar no fim do mundo, a festa A Besta Pop.

Exibição do filme A Besta Pop. Comemoração de um ano do lançamento
Data: dias 4, 5, 6 e 7 de julho
Horário: às 18h30 (quinta e sexta-feira) e às 16h30 (sábado e domingo)
Local: Cine Olympia - Av. Presidente Vargas, 918, em Belém