Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências Jurídicas sedia V Cerimônia Coletiva de Casamento Civil Homoafetiva do Pará

• Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 15h47

05.07.2019 Casamento LGBT Foto Alexandre de Moraes site 15

Na última sexta-feira, 5 de julho de 2019, O Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a V Cerimônia Coletiva de Casamento Civil Homoafetiva do Pará. No evento, realizado pela Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará (Olivia), 11 casais tiveram a oportunidade de oficializar o matrimônio. A cerimônia foi realizada pela juíza Rosana Lúcia Bastos, da 1ª Vara Civil Empresarial da Comarca de Belém.

373x212 05.07.2019 Casamento LGBT Foto Alexandre de Moraes site 10A cerimônia teve início com a entrada dos noivos no auditório, seguida de pronunciamentos das autoridades convidadas. O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, afirmou que a Universidade está de portas abertas para receber todos que a procurarem para construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

“A UFPA é um espaço que tem a obrigação de receber a todos. Tanto eu, quanto o reitor, acreditamos em uma universidade inclusiva, e uma universidade inclusiva tem que receber os negros, as mulheres, os indígenas, os homossexuais, toda a população. Este é um espaço que tem que ser de todos”, explicou.

373x212 05.07.2019 Casamento LGBT Foto Alexandre de Moraes site 16Para Ferdinando Alves Araújo e Josias Marques Ferreira, participantes do casamento, a cerimônia é a realização de um sonho. “Não temos condições de pagar um casamento, porque um casamento sai caro, então como tivemos essa oportunidade, agarramos com unhas e dentes. Estamos muito felizes, realizando nosso sonho. Já estamos dois anos juntos e agora temos um casamento”, contaram. Ao fim do evento, os 11 casais trocaram votos e alianças.

373x212 05.07.2019 Casamento LGBT Foto Alexandre de Moraes site 13Já Gleyson Oliveira, presidente da Olivia, lembrou que a realização do casamento demonstra ainda o fortalecimento dos laços e da parceria existentes entre a universidade e a população LGBT. “A gente acredita que a universidade é um lugar para todos, e um lugar também dos LGBTs. Essa Universidade também tem LGBTs estudando e que têm todos os direitos possíveis de usufruir de todos os espaços. Isto é um espaço público, todos nós somos cidadãos e cidadãs, pagamos impostos, então tudo o que tem aqui, nós temos direito”.

A realização teve parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) do Governo do Estado do Pará, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos 373x212 05.07.2019 Casamento LGBT Foto Alexandre de Moraes site 21(NDDH) da Defensoria Pública do Estado do Pará e da Gerência de Livre Orientação Sexual do Pará (GLOS).

Casamento – A união estável para casais do mesmo sexo foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011. Em 2013, uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) efetivou a celebração do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. A UFPA é a primeira universidade pública a receber uma cerimônia de casamento LGBTI no Brasil.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes