Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA abre inscrições para o ProLínguas, projeto de acesso às línguas estrangeiras para estudantes

• Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 15h10

PROLINGUAS.2.2019

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), vinculada ao Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou nesta quarta-feira, 10 de julho, o período de inscrições para o Projeto Prolínguas: acesso às línguas estrangeiras para discentes da UFPA.

O Prolínguas possibilita ao discente em vulnerabilidade socioeconômica o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em língua estrangeira moderna, propiciando agregação de valor à formação acadêmica e profissional, e contribui para a inserção desses alunos no processo de internacionalização da UFPA. O Projeto é uma parceria entre a SAEst e os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) do Instituto de Letras e Artes (ILC).

O programa é voltado aos discentes de graduação da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente, regularmente matriculados em curso de graduação presencial, além de outros critérios estabelecidos pelo edital. Para aqueles que forem selecionados, além do cursos, será dado também um auxílio financeiro, em parcela única semestral, para custeio do material didático (livro).

Não serão assistidos pelo Prolínguas candidatos vinculados com cursos de graduação a distância, semipresencial, com Programa de Formação de Professores (Parfor), Pronera e com outros da mesma natureza.

Vagas - São ofertadas 450 vagas gratuitas, sendo 350 para língua inglesa, 50 para língua francesa e 50 para língua espanhola. As vagas são destinadas a novos candidatos em 1º nível da língua estrangeira e a candidatos em renovação.

Os discentes já vinculados ao Prolinguas, ou seja, que já estejam frequentando os cursos livres e que pretendem renovar suas vagas, devem fazer uma nova inscrição no SIGAEST, seguindo as normas estabelecidas no edital.

Candidatos novos - Para se inscrever o candidato deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST), no período entre os dias 10 e 24 de julho de 2019, das 08h às 17h, solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras – 2º. semestre de 2019”, preencher o Questionário Socioeconômico disponível no SIGAEst, e enviar a documentação  exigida no edital.

Candidatos de renovação – Para os discentes que já fazem parte do Projeto Prolínguas, a renovação será realizada em duas etapas. Primeiro o candidato deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST), no período entre os dias 10 de julho e 24 de julho de 2019, das 8h às 17h, solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras – 2º. semestre de 2019”, atualizar, caso necessário, o questionário socioeconômico disponível no SIGAEst e enviar a documentação on-line, exigida no Edital, no caso de atualização cadastral.

Já na segunda etapa, o interessado deve realizar a sua inscrição no site da Fadesp, de acordo com o cronograma de matrícula, escolher a turma e o horário desejado, e gerar o boleto. Após este procedimento, o discente deve se dirigir à Secretaria dos Cursos Livres (CLLE) do Instituto de Letras e Artes (ILC) para a entrega do boleto e realização de pré-matrícula. Após cumprir essas duas etapas, o estudante deve aguardar o resultado do Edital Nº 06/2019/SAEST/UFPA e caso deferido, efetivar sua matrícula no curso escolhido.

Projeto Prolínguas
Inscrições: de 10 a 24 de julho de 2019