Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o 8º Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia

Inscrições abertas para o 8º Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia

• Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 15h09

Encontro Turismo Comunitário 2019

A Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (FacTur/UFPA) irá realizar o 8º Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia, de 12 a 14 de agosto. Organizado pelo Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur), o evento tem o objetivo de discutir o protagonismo turístico de comunidades tradicionais e dos povos indígenas na Amazônia. O encontro será no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

O evento visa colaborar para a reflexão sobre o turismo de base comunitária em comunidades tradicionais e terras Indígenas, além de consolidar a rede de pesquisadores em turismo na Amazônia. “Espera-se que os trabalhos apresentados sinalizem reflexões que possam contribuir para que as comunidades alcancem resultados que criem alternativas e possibilidades de desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária”, pontua Silvia Cruz, pesquisadora e professora da FacTur.

De acordo com Silvia Cruz, a Instituição tem o compromisso e a responsabilidade de auxiliar a comunidade, de forma geral, na busca por este protagonismo no turismo local. “A academia contribui para a reflexão e a construção de possibilidades por meio dos resultados das pesquisas, ouvindo as comunidades não apenas como participantes, mas também como protagonistas do processo do Turismo de Base Comunitária”, garante.

Inscrição - O prazo da submissão de trabalhos se encerrou em 9 de junho. Já o prazo de inscrição no evento é até o dia 10 de agosto e o valor da taxa para a comunidade em geral é de R$15,00.

Empactur – O Programa Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur) tem como objetivo favorecer práticas interdisciplinares de extensão aos estudantes de graduação do curso de bacharelado em Turismo da UFPA. O Empactur trabalha para oportunizar experiências de práticas de mercado aos discentes, atuando em quatro linhas norteadoras: planejamento e gestão; eventos e agenciamento; lazer e hospitalidade, e qualificação. Assim, age de maneira humanística, pautada em responsabilidade, ética e preocupação com os retornos sociais da Universidade para a população.

8º Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia
Local: auditório José Vicente Miranda Filho, Instituto de Ciências Jurídicas (UFPA)
Data: De 12 a 14 de agosto
Hora: às 9h