Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA tem novo projeto voltado para o atendimento à comunidade: o Multicampi Saúde

• Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 15h19

Saúde2019

A Universidade Federal do Pará (UFPA) conta agora com um novo projeto voltado para o atendimento à comunidade: o Multicampi Saúde. Vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), o projeto promove ações focadas na saúde infantil, em especial ações de ensino, prevenção e atendimento, que serão realizadas em Belém e outras cinco cidades do interior do estado. O atendimento será realizado por estudantes de 10 cursos da UFPA.

O programa tem como objetivo qualificar a formação profissional dos estudantes da UFPA e profissionais da atenção básica de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a professora Márcia Bragança, coordenadora do projeto, a aplicação dessa ação deve impactar na saúde das crianças dos municípios atendidos. “Esperamos reduzir a morbidade infantil, porque com nossas ações e orientações podemos aumentar o número de vacinações das crianças, identificar crianças com problemas de crescimento e nutricionais”. As ações ocorrerão em Unidades Básicas de Saúde de cada município.

“O projeto envolve 600 alunos no total. Esses alunos irão para os municípios fazer vivências lá. São grupos multiprofissionais, e cada grupo passará um mês em cada município. O projeto funcionará durante três meses em Abaetetuba, Bragança, Cametá, Castanhal e Soure, com um grupo de alunos por mês. Em Belém, o projeto vai durar um ano. Os alunos vão para esses locais e desenvolver atividades relacionadas à sua formação, em unidades básicas de saúde e programas de saúde da família”, afirma.

Participam da ação alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Psicologia e Serviço Social. “Os projetos pedagógicos da área da saúde desde o início já preparam o aluno para inserção no serviço, porque a nossa formação é fortemente prática. Então a integração entre educação e serviço é fundamental. Essa é uma oportunidade muito importante para a formação dos nossos alunos, porque eles vão ver as dificuldades nos locais, e vão poder contribuir com as unidades de saúde dos municípios e para a própria formação”, explica a professora.

Período – O projeto irá realizar atividades em Belém e nos municípios de Abaetetuba, Bragança, Cametá, Castanhal e Soure. Em Cametá, as ações já iniciaram e continuam até agosto. A partir de agosto, as ações serão realizadas em Belém por um ano, e a partir de setembro em Castanhal, por três meses. Logo após, o Multicampi Saúde irá para Abaetetuba, Bragança e Soure, respectivamente.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/Google