Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA entrega prêmio Benedito Nunes 2019 a autor da tese sobre Salão Arte Pará

UFPA entrega prêmio Benedito Nunes 2019 a autor da tese sobre Salão Arte Pará

• Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 15h57

CAPA 09.07.2019 Premio Benedito Nunes Jhon Fletcher Lucas Brito SITE 9

A cerimônia de premiação da quinta edição do Prêmio Benedito Nunes foi realizada no dia 9 de julho, no auditório da Secretaria de Gestões Superiores (Sege) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O prêmio contempla as melhores teses de doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação dos Institutos de Ciências da Arte (ICA), Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Letras e Comunicação (ILC). A tese vencedora desta edição foi “Arte Pará: uma interpretação antropológica e visual”, do professor John Fletcher.

373 212 09.07.2019 Premio Benedito Nunes Jhon Fletcher Lucas Brito SITE 12Para a entrega da premiação, a mesa foi composta pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; pela professora Iracilda Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); pela professora Jane Beltrão, presidente da comissão julgadora final da premiação; e pelo professor Ernani Pinheiro, orientador da tese vencedora.

“O tema da tese é significativo porque ele trata de um momento da vida artística e cultural da cidade em que convergem talentos, esforços e interesses que são fundamentais para a construção da nossa identidade cultural, não só em Belém, mas no estado, e é interessante que tenha se ocupado de um salão que está em sua trigésima sétima edição, e que tem o reconhecimento da nossa população para arte e cultura no estado, e colocando sobre isso um outro componente, que é essa reflexão científica, antropológica e filosófica”, explicou o reitor.

373 212 09.07.2019 Premio Benedito Nunes Jhon Fletcher Lucas Brito SITE 10Para John Fletcher, vencedor do prêmio e atual professor do ICA, é muito importante ser reconhecido pela Universidade. “Em certa medida é um prêmio que me traz uma conexão com o professor Ernani e com o professor Benedito Nunes, que atravessa a nossa formação. É um prêmio que também fortalece uma rede de cooperação entre diversos programas de pós-graduação, como o de Artes Visuais (PPGArtes), e o de Antropologia (PPGA), além da Faculdade de Artes Visuais (FAV)”.

372 212 09.07.2019 Premio Benedito Nunes Jhon Fletcher Lucas Brito SITE 1O trabalho, escrito por John Fletcher e orientado pelo professor Ernani Pinheiro, realiza uma abordagem histórica e antropológica de 34 edições do Salão Arte Pará, entre 1982 e 2015. A tese foi defendida para conclusão do doutorado no PPGA. De acordo com ele, é muito bom ter a oportunidade de ter seu estudo publicado pela editora da Universidade, principalmente por ser seu primeiro livro.

“Antes de mais nada é divulgação científica, e por meio de uma editora de grande prestígio. É inquestionável a excelência do cuidado editorial que a UFPA possui. Também é inquestionável o volume de trabalhos que ela traz no seu trabalho, e poder fazer parte disso é emocionante”, ressaltou. Além do certificado entregue na cerimônia e de ter sua tese publicada pela ed.ufpa, o professor John Fletcher também receberá 5 mil reais em dinheiro.

Prêmio Benedito Nunes – Segundo a professora Iracilda Sampaio, o professor Benedito Nunes é uma referência para a Universidade, e um vencedor do prêmio ser professor da Instituição tem grande importância.

373 212 09.07.2019 Premio Benedito Nunes Jhon Fletcher Lucas Brito SITE 5“Um prêmio com o nome dele é de uma importância muito grande, porque incentiva pesquisas relacionadas às temáticas que ele trabalhava. Nessa edição em particular houve a peculiaridade de ser um estudante de doutorado que depois veio a ser professor da nossa Instituição. Temos certeza de que esse prêmio vai servir de estímulo e referência a esse professor, para continuar transmitindo os conhecimentos de Benedito Nunes e outros para as novas gerações de alunos da Instituição.

A premiação, que ocorre a cada dois anos, contempla trabalhos nas áreas de Arte, Ciências Humanas, Comunicação, Filosofia e Literatura. A seleção das teses é feita em duas fases: na primeira, os Institutos selecionam suas melhores teses, por meio de banca própria. Na segunda fase, uma comissão julgadora final seleciona a melhor entre três.

Além da tese vencedora, outras duas foram indicadas para a premiação: “Vanguardismos e modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941- 1968)”, de José Denis de Oliveira, indicada pelo ICA, e “Estresse, características resilientes e sociodemográficas de alunos com deficiência e com transtornos funcionais específicos da UFPA (Campus do Guamá)”, de Rosamaria Reo Pereira, indicada pelo ILC.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito