Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA faz palestra em instituições da Alemanha e da Áustria
Início do conteúdo da página

Professor da UFPA faz palestra em instituições da Alemanha e da Áustria

  • Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 15h08

Palestrante e convidados no Museu HN de Viena

Como parte do Termo de Cooperação vigente entre a UFPA e o Departamento de Arqueologia do Instituto Max Planck for the Science of Human History (MPI-SHH), em Jena, Alemanha, o professor Hilton Silva, do Programa de Pós-Gaduação em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade, foi convidado para realizar duas palestras e conhecer os laboratórios de alta performance de isótopos estáveis e de análises proteicas de uma Instituição alemã e uma austríaca. As visitas foram realizadas durante a primeira semana de julho.

O primeiro compromisso de Hilton Silva foi realizar a palestra "Traditional Populations, Socioecological Changes, and the Challenges for Transdisciplinary Research in the Amazon" para os membros do MPI-SHH. Além da palestra, o professor também participou de reunião para discutir a ampliação de projetos de pesquisa em colaboração com o Max Planck, nos campos da Bioantropologia e da Antropologia Forense.

Hilton Patrick Roberts e Letícia Muller no Laboratorio de Isotopos do IMPApós a agenda na Instituição alemã, Hilton Silva participou de atividade de pesquisa conjunta com as professoras Mercedes Okumura (USP) e Sabine Eggers (Museu de História Natural de Viena - NHMV), e fez a palestra "Health, Socioecological Changes, and the Challenges for Transdisciplinary Research in the Amazon", para convidados do Museu, da embaixada brasileira e para o público em geral. A programação teve como foco a situação socioecológica de populações rurais e os impactos das mudanças econômicas e ambientais na Amazônia, uma vez que o Museu abriga importantes coleções e pesquisadores sobre a região.  

Em ambas as Instituições, o professor da UFPA abordou os desafios de realizar pesquisas com populações humanas rurais na região amazônica, apresentou os achados mais recentes dos estudos transdisciplinares realizadas no Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS), que ele coordena, e falou também das pesquisas em andamento na UFPA, na perspectiva de atrair mais pesquisadores para a realização de futuros projetos conjuntos e de ampliar o fluxo de discentes entre as Instituições.

HPS na entrada do Insitituto Max Planck em JenaPara Hilton Silva, atividades como essas realizadas na Alemanha e na Áustria contribuem para a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da UFPA, demonstram reconhecimento da qualidade das pesquisas realizadas pelos docentes e discentes da universidade, e criam novas oportunidades de parcerias com Institutições respeitadas internacionalemente, para a formação de profissionais altamente qualificados no Brasil, ações de grande importância principalmente na momento atual, no qual a pesquisa brasileira está diante de muitos desafios institucionais.  

Texto e fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página