Página inicial > Ultimas Notícias > Cerimônia celebra os 10 anos do Parfor na UFPA

Cerimônia celebra os 10 anos do Parfor na UFPA

• Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 14h48

Parfor 10anos

Nos dias 24 e 25 de outubro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) celebra os 10 anos de adesão ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) — política pública de combate ao déficit da formação de educadores no País. A cerimônia de comemoração começa às 17h de 24/10, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), localizado no Campus do Guamá, em Belém.

A cerimônia comemorativa terá a participação de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do governo do Pará, assim como de reitores e pró-reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior participantes do programa no Estado.

Coordenadores do Parfor nas instituições e coordenadores dos campi pioneiros do programa também vão participar da cerimônia, que contará, ainda, com o lançamento de livros do programa e do relatório de 10 anos do Parfor UFPA.

De acordo com dados de julho de 2019, mais de 14 mil professores da Educação Básica já ingressaram nas 421 turmas de 21 cursos de Licenciatura promovidos pelo Parfor/ UFPA, realizadas em 66 municípios do Pará. O programa já formou 8.301 docentes em 348 turmas e conta ainda com 2.662 alunos ativos em 73 turmas pelo Estado, desde 2009.

Do surgimento à UFPA - O Parfor surgiu no contexto do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE) em 2007, como resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação estaduais e municipais.

Em 2009, o Decreto 6.755 instituiu a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, com a finalidade de organizar a formação inicial e continuada desses profissionais, de acordo com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O objetivo do plano é oferecer cursos superiores públicos de primeira ou segunda licenciatura para educadores que não possuem formação superior na área em que atuam, reduzindo as demandas por formação docente, sobretudo, nas regiões mais remotas do País.

Ainda em 2009, a UFPA firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Capes, assumindo o desafio de investir na formação de 14 mil professores, mobilizando para esta tarefa as Unidades Acadêmicas da Instituição envolvidas com a oferta de cursos de licenciatura.

Texto: Alexandre Yuri Nascimento / Ascom Parfor