Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove evento solidário em apoio à República de Emaús
Início do conteúdo da página

UFPA promove evento solidário em apoio à República de Emaús

  • Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h48

UFPA e Emaús banner portal

A luta pela defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, especialmente aqueles que vivem em risco pessoal e de exclusão social, tem sido a missão do Movimento de Emaús desde a sua fundação, em 1974. Em apoio ao Movimento e à causa que ele defende, a Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar, nesta sexta-feira, 23 de agosto, a partir das 9h, no Espaço Vadião, o evento “UFPA e Emaús: por uma solidariedade que transforma”.

O Movimento República de Emaús atua diretamente na educação informal de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social, particularmente com as que estão em situação de trabalho precoce, que vivem nas ruas e/ou que sofrem qualquer tipo de violência e exclusão social. Anualmente, a entidade chega a atender cerca de mil crianças e jovens.

Mas, para que essas ações continuem sendo realizadas, é imprescindível que o Movimento conte com mais colaboradores. Neste sentido, o evento promovido pela UFPA é um convite à sociedade local para se unir a este compromisso em defesa da garantia de direitos de todas as crianças e os adolescentes do Estado.

A programação contará com uma exposição de produções do Movimento, uma feira de produtos agroecológicos com uma banca com excedentes produzidos na horta cultivada pelo Movimento, uma feira de produtos recicláveis, além de manifestações de organizações convidadas. Já no período da tarde, haverá ainda o seminário “As crianças e os adolescentes nessa conjuntura de retrocesso de Direitos” e a apresentação cultural de crianças e adolescentes atendidos pelo Emaús.

Como funciona o Emaús - Com a sociedade, o Movimento realiza ações em âmbito local, estadual, nacional e internacional, que buscam sensibilizar e mobilizar todos sobre a importância da manutenção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Para cumprir a missão de dar às crianças e aos adolescente uma perspectiva diferente sobre as suas condições sociais, o Movimento mantém projetos que focam o desenvolvimento por meio da arte, da profissionalização e da defesa de direitos.

Na Arte Educação, parceria realizada com a Fundação Carlos Gomes, o Emaús busca resgatar as crianças e os adolescentes, em situação de risco, dando a eles e às suas famílias a oportunidade de aprender a utilizar instrumentos como violino e violão, por meio de atividades de musicalização.

Já com as parcerias realizadas com empresas públicas e privadas, promove o encaminhamento profissional, que ocorre com os programas de aprendiz. Atualmente, mais de 100 adolescentes estagiam em instituições da Região Metropolitana de Belém. Há ainda a possibilidade de qualificação técnica no Centro de Recondicionamento de Computadores, no qual centenas de jovens são capacitados para trabalhar no mercado de manutenção de computadores.

Serviço:
UFPA com o Movimento República de Emaús: por uma solidariedade que transforma
Data: 23 de agosto de 2019
Horário: das 9h – 18h
Local: Espaço Vadião e Centro de Eventos Benedito Nunes – Campus Básico
Programação completa aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página