Página inicial > Ultimas Notícias > Edufpa lança, na Feira do Livro, campanha de financiamento coletivo do time Enactus

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 14h53

Foto Topo Matéria Lanaçamento Campanha Enactus

Na última segunda-feira, 26 de agosto, o estande da Editora da Universidade Federal do Pará (ed.ufpa) na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi palco do lançamento de uma campanha de financiamento coletivo em favor do time Enactus UFPA. A finalidade da campanha é arrecadar fundos para a participação do grupo de estudantes da Universidade na Enactus World Cup, competição mundial de empreendedorismo social que será realizada no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Foto Corpo Matéria Lanaçamento Campanha Enactus 3Estiveram presentes para o lançamento o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o vice-reitor, Gilmar Pereira; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, de Relações Internacionais, Marília Ferreira, e de Extensão, Nelson de Souza, de Ensino e Graduação, Edmar Tavares; além do diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), Gonzalo Enríquez; do professor José Augusto Lacerda, coordenador do Enactus UFPA; e de outros professores e representantes de unidades da Universidade.

“O time Enactus é um grupo que, desde a sua origem, se ocupa de problemas da sociedade, buscando desenvolver soluções. Representa muito bem o esforço da UFPA para levar à população o conhecimento que produzimos. E a qualidade do que eles fazem é atestada por esse reconhecimento, que veio com a premiação nacional. Agora eles vão representar não só a Universidade, mas também todo o Brasil na competição internacional”, ressaltou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Foto Corpo Matéria Lanaçamento Campanha Enactus 1Em apoio à Campanha lançada pelo Time Enactus UFPA, o estande da ed.ufpa contará com informações sobre o time e seus projetos, além de disponibilizar a possibilidade de doações presenciais, até o final da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro. Para o professor José Augusto Lacerda, coordenador do Enactus, esse suporte da Instituição é fundamental.

“Nós representamos a UFPA há quatro anos em diversos eventos nacionais e internacionais e sempre tentamos fazer o nosso melhor e ter um trabalho tão grande quanto a Instituição. Há três anos, nós fomos terceiro colocado no maior campeonato de empreendedorismo social do Brasil, e este ano a gente teve a graça de ser o grande campeão e estamos indo, em função disso, representar o Brasil no Vale do Silício”, comemorou.

A Rede Enactus, presente em mais de 37 países, reúne estudantes universitários em times que, por meio da ação empreendedora, empoderam comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estimulam a geração de renda e promovem um mundo mais sustentável. A competição entre os times existe para avaliar o desempenho dos projetos sociais e premiar as iniciativas de maior sucesso, que ganham o reconhecimento nacional e internacional e o apoio financeiro de grandes empresas.

Foto Corpo Matéria Lanaçamento Campanha Enactus 2Enactus UFPA – Criado em 2014 com o apoio do Universitec, a equipe tem o propósito de transformar a Amazônia por meio de empreendedorismo social e atualmente conta com alunos de 28 cursos da Universidade e mantém cinco projetos sociais que atendem a diferentes comunidades de Belém.

“Ver a nossa universidade nos abraçando e nos ajudando mostra que tudo o que a gente vem desenvolvendo durante este último ano é importante. Isso também mostra para todas as pessoas, internacionalmente, que a UFPA significa inovação e empreendedorismo", comentou Noel Orlet, presidente da Enactus UFPA.

Campanha “Vamos precisar de todo mundo” - Para contribuir com a campanha, é possível ir até o estande da Editora da UFPA na Feira do Livro, ou por meio do financiamento coletivo organizado pelos estudantes. O montante arrecadado será utilizado para cobrir custos com hospedagem, transporte e alimentação durante o Enactus World Cup.

“A Enactus UFPA é um projeto de extensão que desenvolve projetos sociais em comunidades locais, então essa parceria da editora da UFPA com a Enactus é fundamental para dar mais visibilidade, não só para os nossos projetos, mas também para o nosso financiamento coletivo, para que a gente consiga chegar lá, dar voz às histórias da Amazônia no Vale do Silício, e representar o Brasil”, lembrou Orlando Haber, integrante do time Enactus UFPA.

Feira do Livro – A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue até o dia 1⁰ de setembro, no Hangar Centro de Convenções, das 10 às 22h, com entrada franca para todas as programações.

Durante a feira, quem passar pelo Hangar também terá a oportunidade de visitar o estande da Editora da UFPA (ed.ufpa) e conhecer suas publicações e títulos de editoras parceiras.

A programação completa pode ser vista aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Acervo/ed.ufpa