Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA participa do I Congresso Internacional de Autismo da Região Norte

UFPA participa do I Congresso Internacional de Autismo da Região Norte

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 15h48

CIANIORTE site

A criação de um espaço de diálogo científico interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento sobre o tema do Desenvolvimento da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o objetivo do I Congresso Internacional de Autismo da Região Norte (Cianorte) a ser realizado nos dias 25, 26 27 de setembro de 2019, na Fundação Cultural do Pará (Centur).

O Cianorte constitui-se como o principal projeto de captação de apoio para a criação de um instituto voltado para atendimentos terapêuticos gratuitos aos pais de pessoas com TEA, no processo inicial do diagnóstico. Na pauta de debates do Congresso, constam as discussões sobre as novas diretrizes e as perspectivas nacionais e internacionais para o desenvolvimento da pessoa com TEA e a divulgação de pesquisas científicas sobre o tema do Autismo.

Parceria- A Universidade Federal do Pará apoia o evento por meio do Gabinete da Reitoria e da Coordenadoria de Acessibilidade (Coacess) da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest). A Coacess estará presente nas atividades com a realização de palestra pela coordenadora de Acessibilidade, prof. Arlete Marinho, com a participação de equipe técnica especializada em TEA e de alunos autistas da UFPA, no Congresso.

Conferência- Durante a programação do Cianorte, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a pesquisadora Karina Griesi, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, profere a conferência intitulada “A genética do Autismo: como as pesquisas com células-tronco podem ajudar no avanço do diagnóstico". A conferência será no dia 27 de setembro 2019, às 15 horas, no Auditório Vivaldo Oliveira, do Laboratório de Psicologia, no Campus Básico.

Como participar- Quem desejar participar do I Congresso Internacional de Autismo da Região Norte deve se realizar inscrição presencial em postos instalados na Fundação Cultural do Pará (Centur) e na Universidade da Amazônia (Unama) da Rodovia BR.

Acesse programação no site do CIANORTE.

Texto: Comunicação SAEST/UFPA
Arte: site Cianorte