Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e IFPA realizam coleta de água, solo e peixes em São Caetano de Odivelas

UFPA e IFPA realizam coleta de água, solo e peixes em São Caetano de Odivelas

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 15h00

1

O Instituto de Medicina Veterinária (IMEV), sediado no campus universitário de Castanhal, em parceria com o curso de Aquicultura, do Instituto Federal do Pará, campus de Castanhal, realizaram no dia 26 de setembro coleta de água, solo e peixes no município de São Caetano de Odivelas, especificamente no rio Camapu, após a aparecimento de grande quantidade de peixes mortos desde o dia 22 de setembro.

As equipes foram coordenadas pelos professores Pedro Bezerra (IMEV) e André Barbas (IFPA), acompanhados de pesquisadores-orientandos de graduação e pós-graduação, além do Secretário municipal de meio ambiente, Ricardo Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Saldanha. As amostras serão analisadas parte em Castanhal e o restante nos laboratórios do Instituto Evandro Chagas, em Belém, em parceria com o pesquisador Bruno Carneiro.

Segundo Bezerra, “ainda é prematuro apontar causas, uma vez que somente após as primeiras análises laboratoriais é que se pode indicar um caminho mais adequado para a investigação”. Vários fatores podem ter concorrido para o fenômeno, desde ação antrópica, como possível vazamento de combustível na costa do salgado, o que poderia ter sido trazido por correntes marinhas, até causas mais naturais, como proliferação de algas e alteração na temperatura e no PH da água.

Foto 2Para além da coleta, a importância da visita se dá em razão da possibilidade de contato com os pescadores locais, pois através de conversas foram relatadas algumas alterações observadas por estes em relação ao pescado e ao ambiente do rio.

Para o técnico ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Caetano de Odivelas e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA), Fernando Monteiro, “esta foi uma oportunidade de estreitar laços entre a Universidade e as demais Instituições de Ensino e Pesquisa com os órgãos municipais, garantindo-se um trabalho solidário e colaborativo, em prol da sociedade”.

“Esta parceria só foi possível com a interveniência da coordenação acadêmica do Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas Prof. Mário Chagas Fernandes (NUSC/UFPA), que desde cedo procurou pessoal especializado para atuar na solução do problema, o que por certo é dever de uma Instituição pública, o que reitera a importância do núcleo para a região”, relatou o Coordenador profº José Guilherme Fernandes.

Texto e foto: Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas (NUSC)