Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de estudos Pai D’égua discute “ocupações e conflitos” na Amazônia

Grupo de estudos Pai D’égua discute “ocupações e conflitos” na Amazônia

• Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h00

1506961759 879609 1506973357 noticia normal

Vai ocorrer no dia 07 de outubro, mais uma reunião do grupo de estudos Pai D’égua. O objetivo dos encontros é reunir pesquisadores em redes de temas comuns que possam refletir sobre o estado do Pará e Amazônia e, assim, contribuir para um amplo olhar sobre as relações socioeconômicas do estado do Pará. A reunião vai ocorrer no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), às 16h. O encontro é aberto ao público.

Com o tema “ocupações e conflitos”, o intuito do grupo é se reunir quinzenalmente para debater, de forma interdisciplinar, a história de ocupações da Amazônia. “Pretendemos juntar pesquisadores de várias áreas e departamentos da UFPA e demais instituições, para identificar as pesquisas em desenvolvimento sobre a Amazônia. A ideia é organizar os dados, em uma série de cinco encontros, e divulgar em plataforma online”, afirma Rafaela Cunha, Organizadora do grupo de estudos Pai D’égua.

A cada encontro, um tema é discutido entre as diferentes áreas, a partir da experiência e contribuição dos participantes envolvidos. A Ciência e a produção da universidade sempre estão em pauta nas reuniões. “É necessário ressaltar o quanto a pesquisa é importante para qualidade de vida das pessoas, desenvolvimento local e global, apresentando as possibilidades de inovação. O diálogo entre os pesquisadores e o público em geral é importante para consolidar o conhecimento sobre a nossa realidade e refletir sobre os problemas socioambientais”, pontua Rafaela da Cunha.

O público-alvo são estudantes de pós-graduação, graduação, docentes da UFPA e demais universidades/faculdades do estado do Pará, instituições de pesquisa, produtores rurais e demais interessados em discutir os temas propostos.

Grupo de estudos Pai D’égua - O grupo de estudos Pai D’égua é composto por discentes e docentes da UFPA e tem como foco reunir pesquisadores, de várias áreas e departamentos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e demais instituições, em redes de temas comuns sobre a Amazônia.

Reunião do grupo de estudos Pai D’ égua

Local: Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF)

Data: dia 07 de outubro

Hora: 16h