Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudos de Antropologia Visual e da Imagem inscreve para o projeto Acervo Círio

• Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h00

cirio3

Estão abertas as inscrições para o projeto Acervo Círio 2019. Realizado pelo Grupo de Estudos de Antropologia Visual e da Imagem da Universidade Federal do Pará (Visagem/UFPA) em parceria com a produtora audiovisual Aruana Filmes, o projeto tem como objetivo reunir pesquisadores e entusiastas da antropologia para a realização de etnografias coletivas de eventos e cenários da cidade de Belém durante o Círio de Nazaré.

Segundo o doutorando Michel Ribeiro, o projeto começou como uma iniciativa de alunos de Antropologia da UFPA, que tinham o objetivo de trazer a prática de pesquisa acadêmica para um campo de debates e participação para além dos espaços da universidade, agregando um grupo de pessoas que estejam dispostas a experimentar e trocar vivências. “Pensamos em abrir uma programação de encontros que possam chamar essas pessoas para participar é discutir, e colocar isso em prática durante o Círio, já que é uma programação na cidade que engloba todos os públicos em várias datas e formas de manifestação cultural”.

“Primeiro fazemos encontros de discussão onde apresentamos algumas reflexões teóricas e como colocar elas em prática, mas o mais importante é o espaço de debate que elas propiciam. Depois fazemos as diferentes atividades nas procissões e outras programações do Círio e depois reunimos novamente com os participantes para discutir os resultados e pensar em desdobramentos. Esse ano o projeto foi contemplado em lei de incentivo fiscal, para podermos realizar ano que vem uma exposição com o resultado desta oficina e dos anos anteriores”, explica.

As inscrições são gratuitas e abertas para qualquer pessoa interessada em fotografia, audiovisual, poesia, literatura, ilustração ou qualquer forma de expressão. Interessados devem até o dia 6 de outubro aqui. Os selecionados serão comunicados por e-mail, no dia 9 de outubro.

Programação - O projeto contará com cinco encontros, três antes do Círio, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, para apresentação, discussão e planejamento dos trabalhos. E nos dias 21 e 22 de outubro, para apresentação e compartilhamento dos resultados.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA