Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria entre Progep e Numa oferta doutorado profissional para servidores da UFPA
Início do conteúdo da página

Parceria entre Progep e Numa oferta doutorado profissional para servidores da UFPA

  • Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 18h50

Doc Progep NUMA

Na manhã da última quinta-feira, 10, uma cerimônia marcou o lançamento da 1ª Turma de Doutorado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), voltada para técnicos-administrativos e docentes. Essa conquista acontece por iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), em parceria com o Núcleo de Meio Ambiente (NUMA).

O doutorado, bem como as demais ações já realizadas pela Progep, que visam à educação formal do corpo de servidores da Instituição, é resultado dos esforços de atuação da Pró-Reitoria e do Capacit em atender a um dos objetivos estratégicos que constam no PDI da UFPA: valorizar servidores com foco em resultados, que em sua descrição versa “Valorizar os servidores por meio da ampliação das ações de capacitação, (…), promovendo o seu reconhecimento com base no desempenho laboral e na aderência à cultura de inovação”.

Na ocasião, estiveram presentes à mesa de abertura o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor da Progep, Raimundo Almeida; o diretor do Capacit, Ícaro Pastana; o diretor do Numa, professor Gilberto Miranda Rocha, e o representante do PPGEDAM, professor Ronaldo Lopes Mendes, que, em suas falas, pontuou a qualidade do programa que possui nota 5, avaliação máxima dada pela Capes; a qualidade do corpo docente e da produção; a importância de capacitar os servidores da Instituição; além da relevância, da responsabilidade e do desafio contemporâneo que é desenvolver pesquisas que visem à racionalização e à sustentabilidade na Amazônia.

O evento de lançamento teve como diferencial a oferta de curso preparatório para os interessados em ingressar no doutorado, o qual se encerrou na manhã dessa sexta feira (11), os facilitadores foram os professores Mario Vasconcelos Sobrinho e Rosana Quaresma Maneschy. Os inscritos no curso puderam conhecer as principais características do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Profissional e do Programa PPGEDAM, suas linhas de pesquisa, os principais aspectos avaliados na seleção, as explanações sobre a elaboração do pré-projeto de pesquisa, entre outros assuntos.

A parceria oferecerá 15 vagas e a previsão é que o edital de seleção do programa seja lançado em novembro. A divulgação da seleção será divulgada nos site da UFPA, do Capacit e da Progep.

Texto e foto: Assessoria Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página