Página inicial > Ultimas Notícias > Mais de 2,5 mil candidatos fazem prova para a UFPA neste domingo, 27

Mais de 2,5 mil candidatos fazem prova para a UFPA neste domingo, 27

• Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 18h09

Pórtico Principal da UFPA Foto Alexandre Moraes 1

O domingo será de prova para mais de 2,5 mil candidatos inscritos em processos seletivos que ofertam vagas para a Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2020. A partir das 14h, cerca de 1,6 mil estudantes participam da primeira etapa do Processo Seletivo Especial 2020-3 e outros 895 estão inscritos no Processo Seletivo à Mobilidade Interna (Mobin) 2019.

Educação do Campo - O primeiro concurso disponibiliza 270 vagas em turmas do curso especial de Educação do Campo, sediadas nas cidades de Abaetetuba, Altamira e Cametá. Para eles, o exame vai das 14h às 18h.

Estes estudantes participam de uma prova de múltipla escolha com 40 questões e também precisam escrever uma redação em língua portuguesa. Cada uma das provas vale dez pontos e é preciso obter mais de 40% de acerto para continuar na disputa e seguir para a segunda fase.

Para participar das provas, os estudantes devem chegar com no mínimo uma hora de antecedência ao seu local de prova e levar o cartão de inscrição e um documento oficial com foto, descrito no edital.

A segunda etapa do concurso envolve entrevistas, que serão realizadas no período de 4 a 6 de dezembro. E alguns dos aprovados já começam a estudar em janeiro de 2020.

Para trocar de curso - O segundo grupo de candidatos que participa de prova neste domingo na UFPA são os 895 inscritos no Processo Seletivo à Mobilidade Interna, o Mobin 2019. Por ele, universitários da própria UFPA podem “trocar de curso”.

Para eles, a prova começa às 14h e termina às 17h. O número de questões e as disciplinas da prova de múltipla escolha variam conforme a área do conhecimento à qual pertence o curso pleiteado.

Os estudantes precisam também chegar com no mínimo uma hora de antecedência ao seu local de prova e levar o cartão de inscrição e um documento oficial com foto.

No Mobin 2019, o curso mais concorrido é a turma de Medicina sediada em Belém e com aulas que começam no primeiro semestre. Há 248 candidatos inscritos para as duas únicas vagas disponíveis, ou seja, mais de 27% do total de inscritos no concurso disputam uma vaga no curso de Medicina.

Na sequência dos mais disputados, estão a turma de Direito Vespertino sediada em Belém e com início das aulas previsto para o primeiro semestre do ano que vem. São 101 candidatos inscritos para as duas vagas ofertadas. Em terceiro lugar, aparece o curso de Psicologia, com Medicina sediado em Altamira e com início das aulas em março de 2020, com 35 candidatos.

Prova escrita e redação do PSE2020-3 (para Educação do Campo) - http://ceps.ufpa.br/index.php/menupse/ufpa-pse/pse2020-3

Das 14h às 18h.

Prova do Mobin 2019 - http://ceps.ufpa.br/index.php/mobilidades/mobin-2019