Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação promove colóquio no Campus Cametá

• Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 18h36

Colóquio Nacional Campus Cametá

O Campus Universitário do Tocantins/Cametá realiza, de 6 a 8 de novembro, a programação do VI Colóquio Nacional “Trabalho, Educação e Resistência em Comunidades e Povos Tradicionais”, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE-Seção Cametá). Os interessados podem realizar a inscrição presencialmente, no primeiro dia do evento, com valores que variam entre R$10,00 e R$20,00.

O público-alvo do evento são os estudantes de Ensino Médio ou Superior, professores de diversas áreas do conhecimento, trabalhadores de variados movimentos sociais, como pescadores e quilombolas, e a comunidade em geral. Serão realizadas palestras, conferências e mesas-redondas com professores e pesquisadores em Trabalho e Educação, da UFPA e de outras Instituições de Ensino Superior brasileiras, como as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Amapá (UNIFAP). Além disso, ocorrerão apresentações de trabalhos com diversas temáticas relacionadas com o tema do evento.

O objetivo do colóquio é tematizar e ampliar as discussões referentes à relação entre trabalho e educação no contexto dos povos e das comunidades tradicionais da Amazônia paraense. Além disso, considera que esta relação é relevante para o pensamento de um projeto social que possibilite à classe trabalhadora o proveito dos benefícios gerados tanto pelo trabalho quanto pela Educação.

“O tema provoca a análise crítica dos ataques que vêm sofrendo a sociedade brasileira em suas múltiplas dimensões, mas também inspira pensar que as lutas e as resistências são plurais, necessitando cada vez mais perceber e lutar contra as injustiças, os racismos, a exclusão, a homofobia e o autoritarismo”, conta o professor Egídio Martins, integrante do GEPTE.

GEPTE - O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação é vinculado ao Instituto de Ciências da Educação da UFPA (ICED). Iniciou suas atividades no ano de 2001 e tem se ocupado de pesquisas e discussões relativas à área de trabalho e educação, focadas no Ensino Médio, na educação profissional, nas políticas educacionais brasileiras de formação de trabalhadores e juventudes.

O GEPTE reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes unidades da UFPA e de outras instituições, como a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), mas prevalece o vínculo de seus integrantes com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA).

Data: de 6 a 8 de novembro
Local: Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Horário: das 8h30 às 18h
Mais informações podem ser conferidas aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA