Página inicial > Ultimas Notícias > Hemopa faz nova campanha de coleta de sangue na UFPA, nos dias 11 e 12

Hemopa faz nova campanha de coleta de sangue na UFPA, nos dias 11 e 12

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 18h31

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes site3

Na próxima semana, dias 11 e 12 de novembro, a Unidade Móvel do Hemopa estará de volta à Universidade Federal do Pará (UFPA).  A iniciativa pretende contribuir para a manutenção do estoque de sangue do hemocentro, para o atendimento das demandas da população, além de ampliar o cadastro de doadores de medula óssea. A coleta ocorrerá das 8h às 16h, ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

Além de promover a coleta de sangue de servidores, alunos e visitantes que estejam interessados em se tornar doadores, a parceria do Hemopa com a UFPA visa também conscientizar os doadores sobre a importância de se tornar um doador frequente.

“Queremos sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores permanentes, que pactuem a responsabilidade social, que é a doação de sangue, para atender às demandas dos hospitais. Esperamos que esse gesto seja parte da rotina acadêmica das pessoas, parte do seu dia a dia — e todos se sintam estimulados a doar regularmente, e não apenas uma vez ou em situações específicas”, ressalta Juciara Farias, gestora do Setor de Captação de Doadores do Hemopa.

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes site6Quem pode doar? - Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Pessoas menores de 18 anos precisam vir à UFPA acompanhadas dos responsáveis para efetuar a doação. Lembrando que homens podem doar sangue de dois em dois meses; e mulheres, a cada três meses.

No caso do cadastro de medula óssea, as informações são repassadas ao registro nacional para que, em caso de necessidade, o doador possa ser localizado de maneira informatizada. O doador deve lembrar que irá permanecer no registro até completar 60 anos de idade e a convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a ocorrer.

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes site7Cadastro de doadores de médula óssea - Os hemocentros regionais também são responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional (Redome).

Uma mesma pessoa pode ser voluntária para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos, para isso, é importante que este desejo seja explicitado no momento do cadastro e esse cadastro seja mantido atualizado em caso de troca de endereço, telefone etc.

Biblioteca Parceira, Usuário Solidário – Os alunos da UFPA que doarem sangue também poderão receber benefício e terão sua situação de suspensão na Biblioteca Central normalizada, graças à campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”.

Para regularizarem a situação na Biblioteca Central, é preciso apresentar aos bibliotecários um comprovante de doação de sangue dos últimos dois meses. Quem ainda não doou sangue e estiver impossibilitado de fazer a coleta durante a visita da Unidade Móvel pode ir ao Hemopa e identificar-se com o código 263, criado pela Fundação especificamente para esta campanha.

Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea
Data: 11 e 12 de novembro
Local de atendimento: ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes, UFPA – Guamá, Campus Básico.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes