Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Astronomia da UFPA promove observação do trânsito de Mercúrio nesta segunda-feira, 11
Início do conteúdo da página

Núcleo de Astronomia da UFPA promove observação do trânsito de Mercúrio nesta segunda-feira, 11

  • Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 16h18

observação mercúrio NASTRO

No dia 11 de novembro, será possível observar o trânsito de Mercúrio, fenômeno no qual acontece a passagem do planeta Mercúrio em frente ao disco do Sol. Esse acontecimento astronômico poderá ser visto de todo o Brasil, e o Núcleo de Astronomia da UFPA (Nastro) irá promover observações no Forte do Castelo, em Belém. A programação será realizada das 9h30 às 15h5, horário em que acontecerá o fenômeno. O evento é aberto ao público em geral.

As ocasiões que possibilitam ver a passagem do planeta Mercúrio e também de Vênus em frente ao Sol são atípicas. O último trânsito de Mercúrio ocorreu em 2016, e o próximo só ocorrerá em 2032. As passagens do planeta Vênus em frente ao Sol são mais raras ainda, tendo a última ocorrido em 2012, e a próxima só ocorrerá em 2117. “Estes planetas, que possuem órbitas internas à da Terra, podem ser vistos ‘transitando’ em frente ao disco do Sol. Mas não são fenômenos frequentes, sendo estas ocasiões muito mais raras para Vênus do que para Mercúrio”, explica o professor Luís Crispino, coordenador do Nastro.

Durante o trânsito de Mercúrio, o planeta será visto como um pequeno ponto passando em frente ao disco Sol, e as observações do sol, como é o caso desse fenômeno, têm que ser feitas com devido cuidado. “Se as observações forem feitas indevidamente, podem causar problemas irreversíveis à visão. Não recomendamos que as pessoas realizem observações do Sol sem a ajuda de profissionais da Astronomia”, aconselha ainda o professor Luís Crispino.

"Para assegurar que os interessados tenham uma boa experiência de observação, irá disponibilizar, no Forte do Castelo, pelo menos quatro telescópios devidamente equipados para a realização com segurança das observações solares”, afirma Igor Coimbra, coordenador dos projetos de extensão associados ao Nastro. Haverá ainda professores, técnicos, bolsistas e voluntários do Núcleo de Astronomia da UFPA esclarecendo o público sobre este e outros fenômenos astronômicos.

Nastro - O Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro/UFPA) é um centro de ciência localizado na Amazônia brasileira, dedicado a difundir o conhecimento em Astronomia e Astronáutica ao público em geral. Ao longo de mais de dez anos, o Núcleo promoveu e promove diversas atividades, incluindo observações astronômicas, demonstrações de conceitos científicos utilizando equipamentos industrializados e de baixo custo, seminários, oficinas etc.

Serviço:

Observação astronômica do Trânsito de Mercúrio

Data: 11 de novembro
Hora: das 9h30 às 15h5
Local: Forte do Castelo - Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n - Cidade Velha, Belém – PA
Mais informações no aqui.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página