Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação realiza mostra de trabalhos que evidenciam a presença negra na Amazônia

• Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 16h46

As Afro Amazônias

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) vai realizar uma mostra de trabalhos que evidenciam a presença negra na Amazônia, baseada nas interações da dispersão africana na Região Amazônica. A programação será realizada no dia 20 de novembro, das 8h às 12h, na Escola de Aplicação da UFPA. O evento é aberto para todos os públicos.

Com o tema "Consciência Negra na EAUFPA – 2019: as Afro-Amazônias", os trabalhos que serão apresentados são produtos educacionais desenvolvidos ao longo do ano letivo por estudantes e professores que fazem parte do Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena, que desenvolve, há oito anos, trabalhos na linha da educação étnico-racial. O intuito é valorizar a diversidade cultural do Brasil, dentro da linha da educação antirracista, colocando em conexão o ensino, a pesquisa e a extensão.

“Evocar o ‘20 de novembro’ significa manter vivo na memória dos estudantes da EA-UFPA a luta do povo negro contra a escravidão à qual foram submetidos e pelo direito à cidadania em um país cuja formação social foi marcada por conflitos, ressignificações e sincretismos étnico-culturais. Pretendemos trazer à tona histórias ocultas ou esquecidas, intervindo na construção de memórias públicas”, afirma a professora Antônia Brioso, coordenadora do Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

De acordo com a professora Antônia Brioso, lembrar a data nas escolas brasileiras é valorizar a presença negra na formação do povo. “No Projeto Cartografia são elaborados trabalhos ao longo de todo o ano letivo, e, no Dia da Consciência Negra, acontece a exposição dessas pesquisas, pois a discussão étnico-racial deve fazer parte do currículo escolar anual e não somente no 20 de novembro. Esse é o diferenciador do Projeto Cartografia, pois ele construiu um currículo antirracista na Escola de Aplicação”, pontua.

Programação - Na programação, haverá apresentações organizadas em locais que remetam ao que está presente no trabalho. Entre os estudos estão “A igreja do Rosário dos Homens Pretos em Belém”; “A Mulher negra: valorização e trabalho”; “O som e seu significado na cultura indígena e afro-brasileira”; “Memórias da comunidade quilombola de Jacarequara: uma etno-história no interior da Amazônia”; um “Estudo sobre o terreiro Mansu Nangentu” na Pedreira e outros temas que evidenciam a presença negra na região.

“Teremos oito salas ambiente apresentando esses resultados de pesquisas. Tudo elaborado e confeccionado por 130 estudantes da 2ª (segunda) série do ensino médio, estagiários de diferentes licenciaturas, bolsistas etc. que fazem parte do Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena, e, para encerrar, a cantora Marisa Black fará uma apresentação artística. No final, será servida uma suculenta feijoada para os presentes”, explica a professora Antônia Brioso.

O evento é organizado pelo Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena: uma experiência de educação Intercultural na 2ª série do Ensino Médio e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Todos os participantes receberão certificado.

Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena – É um projeto de iniciação científica e intervenção pedagógica que trilha pela interdisciplinaridade, desenvolvido na Escola de Aplicação da UFPA, em extensão com a comunidade quilombola de Jacarequara no Acará – Pará. Por meio de atividades e pesquisas bibliográficas e de campo, o objetivo é compreender a constituição do povo brasileiro com base na matriz indígena e africana, formando alunos que superem a visão estereotipada e assimétrica da sociedade brasileira, desnaturalizando as diferenças sociais e étnicas.

Dia da Consciência Negra - É comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Consciência Negra EA-UFPA – 2019

Data: 20 de novembro

Hora: das 8h às 12h

Local: Escola de Aplicação da UFPA (antigo NPI) - Av. Perimetral, 1000 - Terra Firme, Belém – PA