Página inicial > Ultimas Notícias > IFCH recebe exposição "Memórias do Curso de Ciências Sociais da UFPA: anos 60/70"

• Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 15h55

Memória Ciências Sociais

No próximo dia 26 de novembro, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas irá sediar a Exposição Memórias do Curso de Ciências Sociais da UFPA: anos 60/70. A iniciativa em organizar a mostra é do Projeto Confronto de Ideias, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da UFPA, e sob a coordenação da professora Marly Gonçalves da Silva. A abertura da exposição memorial ocorrerá às 14h30, nos altos do prédio principal do IFCH, corredor direito.

Com o objetivo de resgatar a história do curso e os desafios passados e presentes, por meio de uma homenagem à memória do professor Amilcar Alves Tupiassu, um dos seus primeiros docentes, falecido há 30 anos, a mostra ficará disponível aos visitantes até a manhã do dia 29 de novembro.

"Trata-se de uma pequena e singela amostra de documentos, publicações e peças memorialísticas que integram o acervo pessoal da família do professor Amilcar Alves Tupiassu (cuja biblioteca pessoal foi incorporada à Biblioteca Pública/Centur, após sua morte), o acervo pessoal de professores convidados e publicações do acervo de bibliotecas da UFPA", explica a professora Marly Silva

Painel memorialístico – Logo após a abertura da exposição, às 15 horas, terá início o relato dos convidados e do convidado para integrar um painel memorialístico, que será realizado no auditório de Filosofia, nos moldes de um encontro e de uma conversa entre professores, velhos amigos que não se veem há muito tempo.

“São professores e professoras, hoje aposentados desta UFPA, que conviveram com o professor Amilcar Tupiassu, como alunos e/ou colegas de trabalho, ora no campo do planejamento público-estatal, no qual ele teve reconhecida atuação estruturante, ora na esfera acadêmica, na qual ele se firmou na função de professor de Ciência Política”, informa a organizadora.

Como convidados estarão presentes os ex-docentes da Faculdade de Ciências Sociais Auriléa Gomes Abelém, José Queiroz Carneiro, Denise de Souza Simões Rodrigues, Violeta Refkalefsky Loureiro, além das convidadas especiais Lise Vieira da Costa Tupiassu Merlin e Amarílis Alves Tupiassu, respectivamente filha e irmã do professor Amílcar Tupiassu.

Haverá emissão de certificados de hora complementar (4h) para os participantes dessa atividade.

Sobre o homenageado - Nascido em Belém em 28 de março de 1935, Amilcar Alves Tupiassu se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, na Universidade do Brasil (hoje UFRJ), em 1958, fez Pós-Graduação em Ciências Sociais na Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais, FDESP/USP, em 1962-1963, e foi professor titular da UFPA, atuando no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), no qual lecionava Ciência Política e Planejamento e Políticas Sociais no Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES), Ciência Política no Curso de Graduação em Ciências Sociais e Sociologia do Direito no Mestrado em Direito – área de concentração em Direito Público.

Ele também ocupou cargos no Governo do Pará: chefe do Setor de Estudos Socioeconômicos no Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Pará (IDESP) e secretário de Estado de Planejamento no governo Hélio Gueiros. Faleceu em Belém, no dia 5 de novembro de 1989.

Texto e arte: Ascom/IFCH