Página inicial > Ultimas Notícias > Distrito de Icoaraci recebe edição especial do Projeto Roteiros Geo-Turísticos neste sábado, 23

• Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 16h54

Roteiro Icoaraci novembro

O Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos desembarca mais uma vez no Distrito de Icoaraci, em Belém. Com o tema “Olhares da Memória”, a Vila Sorriso vai receber a programação do projeto neste sábado, 23 de novembro, com saída marcada às 8h30, no Pontão do Cruzeiro, na orla. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas mediante preenchimento de formulário on-line, disponível aqui.

As atividades do projeto em Icoaraci e nas ilhas de Caratateua e Cotijuba são desenvolvidas por meio de uma parceria do Grupo de Estudo de Geografia do Turismo da UFPA (GGeoTur), coordenado pela professora Goretti Tavares, com a Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira, e apoio dos professores Agnaldo Aires e Ricardo Torres. A parceria visa valorizar a memória, os costumes, as artes e os espaços urbanos como patrimônio histórico-cultural do povo paroara.

A realização deste roteiro ocorre às vésperas do Círio de Icoaraci e, por isso, o projeto oferece à comunidade a oportunidade de participar de mais uma edição. Durante a caminhada matinal pelas ruas de Icoaraci, alunos do Ensino Médio da Escola Bosque - bolsistas e voluntários do projeto - irão apresentar a relevância patrimonial material e imaterial de diversos pontos da Vila Sorriso.

É recomendado que os participantes optem por ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, se possível, levem guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.

Percurso – A caminhada terá início na orla de Icoaraci, seguirá para a Igreja de São Sebastião; a Feira de Artesanato; o Trapiche; o Casario e o Mercado Municipal, onde será feita uma breve parada para a inauguração de uma biblioteca comunitária no espaço. Na ocasião, haverá apresentações como o Carimbó do Mestre Negoray & Mundé Cultural, Luany Ferreira e Luizinho Lins, contação de histórias com Eliete Farias e a poesia do Mestre Apolo de Caratateua. A doação de livros para o acervo pode ser feita de segunda a sábado, das 8h às 15h, no próprio Mercado, no setor de farinhas.

O restante do roteiro passará pela Casa do Poeta e pelo Chalé Tavares Cardoso; pelo Foto SIMA e, por fim, pela antiga Estação de Trem de Pinheiro, nome anterior do território que hoje conhecemos por Icoaraci. “Esta é uma oportunidade para a comunidade e para o público em geral de conhecer melhor a história e a dinâmica social, antropológica e cultural de uma importante parcela urbana de Icoaraci”, afirma o professor Agnaldo Aires.

Próxima edição de novembro - Com o intuito de reafirmar o trabalho feito pelos docentes do Ensino Médio na Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira, o professor Agnaldo Aires informa que haverá ainda uma edição especial do Roteiros Geo-Turísticos, que vai ocorrer no dia 30 de novembro, com o tema "O mundo é diferente da ponte pra cá: colonialismos e resistências em Caratateua”.

Roteiros Geo-Turísticos - O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGeoTur) da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. As ações visam à prática de turismo histórico, cultural e patrimonial que propiciem resgatar a memória socioespacial de Belém, por meio da criação e da aplicação de roteiros turísticos temáticos.

O projeto também ocorre fora do município de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores em Cametá e em Icoaraci. As duas experiências contam com a participação de alunos do ensino médio e da graduação.

Edição do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos em Icoaraci

Data: 23 de novembro

Local: saída do Pontão do Cruzeiro, na orla de Icoaraci.

Horário: às 8h30.

Inscrições gratuitas aqui.

Mais informações podem ser conferidas na página do projeto ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e do número (91) 98414-0941.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA