Página inicial > Ultimas Notícias > Livro reúne histórias e pesquisas desenvolvidas em oito anos do Projeto Roteiros Geo-Turísticos

• Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 15h17

Livro Projeto Roteiro Geo turístico

Em comemoração aos oito anos do Projeto Roteiros Geo-Turísticos da UFPA, no dia 7 de dezembro irá ocorrer o lançamento do livro Geografia, Patrimônio & Turismo na Amazônia Brasileira. Projeto Geo-Turístico em Belém do Pará. A obra sintetiza e registra diversas experiências desse projeto. O evento será às 17h, no Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). A entrada é aberta para o público.

A ideia de criar o livro surgiu para representar o reconhecimento de oito anos sucessivos do projeto de extensão e para consolidar e divulgar o trabalho da pesquisa nos Roteiros. “A obra trata da questão do patrimônio em suas diversas esferas. Ela surgiu em razão da necessidade de reunir, registrar e difundir tudo o que é vivenciado no projeto”, afirma a professora Maria Goretti Tavares, coordenadora.

Sobre o livro – O livro está divido em 13 capítulos, com temáticas diversificadas. Todos os tópicos foram desenvolvidos por colaboradores do projeto, que atuam em Belém e em cidades de outras partes do estado em que o projeto funciona. Os capítulos da obra tratam desde a geografia de Belém, as múltiplas territorialidades do núcleo inicial da cidade, até a época da Belle Époque e as transformações no espaço urbano.

Os capítulos também abordam a interpretação e a descrição do patrimônio por meio da fotografia, as experiências do projeto em outras cidades do estado, as contribuições na formação dos discentes e a experiência dos roteiros geoturísticos como metodologia na educação. “O livro é muito importante para disseminar conteúdo e procedimentos metodológicos dos estudos de patrimônio”, expõe a professora Maria Goretti.

Premiações e reconhecimento – O projeto de extensão surgiu em 2011, com o intuito de desenvolver ações de divulgação, valorização e promoção do patrimônio material e imaterial da cidade de Belém. A ideia é, por meio da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos, resgatar a memória socioespacial da cidade. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa de Geografia e Turismo (GGEOTUR), da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA.

A atuação do projeto já foi premiada no estado e nacionalmente. Esse trabalho foi um dos vencedores do prêmio nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na 29º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, envolvendo todos os campos da preservação oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades.

Além disso, em 2016, a professora Maria Goretti Tavares recebeu a Medalha de Direitos Humanos Paulo Frota, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A medalha foi em reconhecimento ao trabalho feito no projeto, o qual desenvolve ações voltadas para práticas do turismo histórico, cultural e patrimonial que preservem a memória socioespacial de Belém.

Lançamento do livro sobre o Projeto Roteiro Geo-Turístico.

Data: 7 de dezembro

Hora: às 17h

Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará - Rua D'Aveiro, nº 62 - Cidade Velha, Belém/PA (em frente à Praça Dom Pedro II)

Valor promocional no dia do lançamento: 40 reais