Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto inaugura 37 novos consultórios e amplia atendimento à população

• Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 15h25

Capa ambulatoriosnovos

No último dia 11 de dezembro, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) inaugurou duas alas ambulatoriais com 37 novos consultórios para atendimento em endocrinologia, cardiologia, neurologia, nefrologia, clínica médica, cirurgia  torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, dentre outras especialidades. Os novos equipamentos funcionarão em três turnos e possibilitarão a ampliação do atendimento à população.

A estrutura dos ambulatórios conta com mobiliário novo, climatização, computadores e impressoras para atendimento informatizado. A inauguração teve a participação do Reitor da UFPA Emmanuel Tourinho e da Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, Regina Feio Barroso, que visitaram os espaços e parabenizaram a equipe do hospital.

"Com a melhoria da estrutura dos hospitais universitários, nós conseguimos proporcionar não apenas uma assistência de qualidade aos pacientes, mas, também, condições mais adequadas para o ensino, nesses locais que são tão importantes para a formação dos futuros profissionais da saúde", afirmou o reitor.

amb1Compareceram também à cerimônia de inauguração a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, professora Eliete Araújo, e os gestores do Complexo Hospitalar da UFPA, Mauricio Bezerra, Ana de Fátima Brito, Pedro Paulo Freire Piani e Daniel Serique Júnior.

"Hoje é um dia muito especial para a nossa gestão. Após um período de dificuldades, o hospital Barros Barreto comemora a inauguração de novos consultórios, e em breve teremos mais novidades, pois contamos com o apoio da Ebserh e da UFPA para a melhoria de nossos serviços", comentou a Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Regina Feio Barroso.

Os recursos para a obra foram captados pelo Centro de Pesquisa Clínica em Endocrinologia da UFPA, coordenado pelo professor João Felício. A partir 2020, as práticas da residência médica em endocrinologia e do Mestrado Profissional em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes funcionarão também na estrutura dos novos ambulatórios.

amb2Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a rede da Ebserh desde 2015.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Agência Torque Design