Página inicial > Ultimas Notícias > III Semana das Licenciaturas irá apresentar trabalhos com foco em questões ambientais

• Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 18h23

SLIC Ananindeua

O Campus Ananindeua da UFPA irá promover, nos dias 17 e 18 de fevereiro, a III Semana das Licenciaturas (SLIC). O objetivo do evento é tornar mais estreito os espaços de atuação da Instituição com as Licenciaturas de História, Geografia, Física e Química. As inscrições para a submissão de trabalhos e para a participação são "grátis" e podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro aqui.

O tema desta terceira edição será “Licenciaturas e suas Interfaces com o Meio Ambiente” e trará diferentes visões, propostas e abordagens referentes à questão ambiental, à formação acadêmica e seu desenvolvimento na ciência e na sociedade. Neste ano, o evento contará com seções de apresentação oral, além de apresentação de pôster, oficinas, simpósios temáticos, mesa-redonda, ciclo de defesa de TCC, palestras de lideranças de área e minicursos.

“A temática permite trabalhar uma grande diversidade de abordagens e garantir um diálogo entre os campos dos saberes​ e os discentes. Podemos promover uma consciência crítica permanente, difundindo a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações. Nesse caso, a região metropolitana e demais regiões permitem aos alunos, inúmeros debates — desde suas condições de saneamento, acessibilidade, meio ambiente, habitação etc.”, explica a professora Shirsley Santos, que compõe a comissão organizadora do evento.

A programação contará com uma abordagem interdisciplinar de conteúdos de Ciências Naturais (Física, Biologia, Geologia e Química) e de Ciências Sociais (Ética, Antropológica, Econômica, Política, Geográfica e Histórica). O intuito é promover a integração entre a comunidade acadêmica do Campus de Ananindeua.

“A cada ano, uma faculdade assume a organização geral do evento, anteriormente já organizado pelas Faculdades de Química e História. Este ano, o III SLIC é coordenado pela Faculdade de Física e pretende compartilhar conhecimentos e experiências que possam contribuir para as ações e para a  constituição dos saberes dos futuros docentes”, explica a professora Shirsley Santos.

Inscrição – As inscrições são "grátis" e podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro de 2020, por meio do preenchimento do formulário on-line. Todos os inscritos receberão certificado de participação no evento.

O candidato que pretender submeter trabalhos deverá estar inscrito no evento e ser estudante da UFPA. Os resumos serão aceitos pela comissão organizadora até o dia 10 de fevereiro. Para realizar a submissão, o candidato deve enviar o resumo do trabalho para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Critérios - O resumo deve conter até 200 palavras, título e 3 palavras-chave. Todos os trabalhos serão apresentados na forma de pôster. Cada trabalho pode ter até 04 autores, que serão os responsáveis pela confecção do pôster. Serão aceitos trabalhos em forma de pôster e/ ou oral, além de trabalhos apresentados em eventos anteriores, relacionados com o tema deste evento.

III Semana das Licenciaturas (SLIC)

Data: 17 e 18 de fevereiro

Local: UFPA - Campus de Ananindeua - Travessa WE 26, nº 02, Cidade nova 5, Ananindeua-Pará

Mais informações no site do evento