Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hemopa realiza campanha de coleta de sangue na UFPA
Início do conteúdo da página

Hemopa realiza campanha de coleta de sangue na UFPA

  • Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 18h14

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes site3

És calouro e estarás pelo Campus Guamá nos dias 5 e 6 de fevereiro? Que tal entrar na Universidade já salvando vidas? A Universidade Federal do Pará irá receber, durante esses dois dias, a Unidade Móvel de Coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A parceria entre as duas instituições visa contribuir para a manutenção do estoque de sangue do hemocentro, além de ampliar o cadastro de doadores de medula óssea. A coleta ocorrerá das 8h às 16h, ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

Além de promover a coleta de sangue dos calouros que estão passando pela processo de habilitação, alunos veteranos, servidores e visitantes que estejam interessados em se tornar doadores, a parceria do Hemopa com a UFPA visa também conscientizar os doadores sobre a importância de se tornar um doador frequente.

“Queremos sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores permanentes, que pactuem a responsabilidade social, que é a doação de sangue, para atender às demandas dos hospitais. Esperamos que esse gesto seja parte da rotina acadêmica das pessoas, parte do seu dia a dia — e todos se sintam estimulados a doar regularmente, e não apenas uma vez ou em situações específicas”, ressalta Juciara Farias, gestora do Setor de Captação de Doadores do Hemopa.

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes 1.2

Quem pode doar? - Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Pessoas menores de 18 anos precisam vir à UFPA acompanhadas dos responsáveis para efetuar a doação. Lembrando que homens podem doar sangue de dois em dois meses; e mulheres, a cada três meses.

No caso do cadastro de medula óssea, as informações são repassadas ao registro nacional para que, em caso de necessidade, o doador possa ser localizado de maneira informatizada. O doador deve lembrar que irá permanecer no registro até completar 60 anos de idade e a convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a ocorrer.

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes site7

Cadastro de doadores de médula óssea - Os hemocentros regionais também são responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional (Redome).

Uma mesma pessoa pode ser voluntária para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos, para isso, é importante que este desejo seja explicitado no momento do cadastro e esse cadastro seja mantido atualizado em caso de troca de endereço, telefone etc.

Serviço:

Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea
Data: 5 e 6 de fevereiro de 2020
Local de atendimento: ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes, UFPA – Guamá, Campus Básico.
Horário: das 8h às 16h

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página