Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Castanhal recebe o III Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo do Estado do Pará

• Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 17h18

Campus Castanhal Foto Alexandre de Moraes

No dia 6 de fevereiro, a partir das 8h30, o Ginásio de Esportes da UFPA, no Campus de Castanhal, irá receber o III Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo no Estado do Pará. Para participar, basta fazer o credenciamento aqui. As inscrições são gratuitas e o evento é aberto ao público em geral. A iniciativa tem organização do Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) e dos Fóruns Regionais de Educação do Campo, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e com a Promotoria de Justiça da 1ª Região Agrária do Ministério Público Estadual.

O seminário se caracteriza como uma ação de sensibilização da sociedade paraense sobre a importância das escolas do campo e da existência delas nas pequenas comunidades rurais. “Elas representam a possibilidade de os povos tradicionais e camponeses acessarem os conhecimentos produzidos pela humanidade e, com eles, melhorarem a sua qualidade de vida e sua relação com a natureza para produzir sua existência com dignidade”, explica o professor Salomão Hage, um dos organizadores do evento.

Além disso, o evento busca cobrar do poder público a assinatura do Pacto pela Educação do Campo, proposto pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). “Por esse motivo, o seminário também pautará a importância de a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as Secretarias Municipais de Educação (Semeds), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e os Conselhos Municipais de Educação (CME) assinarem o Pacto pela Educação do Campo”, pontua o docente.

De acordo com o professor Salomão Hage, com o evento, espera-se mobilizar educadores, estudantes, gestores e lideranças das comunidades rurais para maior engajamento na defesa das escolas do campo, de forma a exigir dos gestores municipais e estaduais o compromisso com a oferta da educação pública de qualidade aos povos tradicionais e camponeses, com a melhora das condições de estrutura das escolas do campo e com a ampliação do investimento na educação rural.

Pacto pela Educação do Campo - Foi criado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 1ª Região Agrária do Estado do Pará, como resposta às demandas do Movimento da Educação do Campo no Estado do Pará, o qual, nos últimos anos, tem denunciado o fenômeno do fechamento de escolas, que, nestes 18 anos (2000-2018), já atingiu 134.535 escolas no Brasil, sendo 93.146 rurais e 41.389 urbanas. Nesse mesmo período, foram fechadas 7.513 escolas no Pará, sendo 6.158 rurais e 1.355 urbanas.

O Pacto pela Educação do Campo estabelece compromissos a serem observados pelos municípios da região agrária estadual, a fim de assegurar os direitos relativos à educação do campo já garantidos na legislação educacional vigente.

III Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo do Estado do Pará

Data: 6 de fevereiro

Hora: 8h30 às 14h

Local: Ginásio de Esportes do Campus da UFPA em Castanhal (Av. dos Universitários, s/n, bairro Jaderlândia)

Inscrições: gratuitas e feitas on-line, aqui.

A organização sugere levar kit de sobrevivência, com copo, prato e colher.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes