Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Nova diretoria toma posse no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA
Início do conteúdo da página

Nova diretoria toma posse no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA

  • Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 17h22

31.01.2020 Posse NEB Foto Alexandre de Moraes SITE2

O auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (Naea) recebeu, na tarde do dia 31 de janeiro, a cerimônia de posse dos novos diretores do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB/UFPA). Os professores Genylton Odilon Rêgo da Rocha e Alberto Damasceno tomaram posse como diretor-geral e diretor-adjunto do Núcleo, respectivamente.

Além do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, que compuseram a mesa para a cerimônia de posse, também estiverem presentes a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Raquel Trindade; o superintendente de Assistência Estudantil (Saest) e ex-diretor-geral do NEB, Ronaldo Araújo; o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Marcos Diniz; a representante da presidência do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), Helena Barbosa; e os diretores da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Roberto Ferraz; e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Fernando Freitas.

31.01.2020 Posse NEB Foto Alexandre de Moraes SITE5“Esta posse tem um significado especial, pois estamos diante de gestores que, além, de preparados tecnicamente para a função, possuem uma história de luta em prol da educação pública e de defesa da Universidade”, pontuou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

O reitor aproveitou a oportunidade ainda para falar sobre o papel fundamental do NEB para a UFPA. “Este Núcleo e seus programas de pós-graduação são importantes para esta universidade não apenas pelas vagas que ofertam para a formação de mestres e doutores, mas também pelo impacto de seu trabalho na qualificação da Educação Básica no estado do Pará e na Amazônia”, declarou.

31.01.2020 Posse NEB Foto Alexandre de Moraes SITE4Nova gestão – Durante o seu discurso de posse, o novo diretor-geral do NEB saudou os presentes e falou sobre a responsabilidade em dirigir o Núcleo pelos próximos quatro anos, em parceria com o diretor-adjunto, professor Alberto Damasceno. “Estamos juntos nesta tarefa de conduzir, de forma cooperativa, democrática e participativa, a gestão do NEB.”

Já o diretor-adjunto teceu comentários sobre o comprometimento que todos dentro da Universidade precisam ter com a democracia, pluralidade e diversidade, citando o resultado do Processo Seletivo 2020 da UFPA e sua importância, em especial, para moradores das periferias e para as demais pessoas em situação de vulnerabilidade social.

31.01.2020 Posse NEB Foto Alexandre de Moraes SITE3NEB - O Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica nasceu com a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Sua criação foi efetivada em 2017 e decorre da experiência de seus pesquisadores, que têm mais de 20 anos em pesquisa, docência, gestão e avaliação da Educação Básica brasileira e, especialmente, amazônica, que se revelam nos diferentes projetos de pesquisa, artigos e produções apresentadas em diversos eventos acadêmicos na área da Educação. Nesse sentido, a Educação Básica, em particular a Escola Básica, torna-se o campo privilegiado de estudos, pesquisas e intervenção dos pesquisadores e dos estudantes que constituem o NEB.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página