Página inicial > Ultimas Notícias > Diretores do Instituto de Educação Matemática e Científica tomam posse

Diretores do Instituto de Educação Matemática e Científica tomam posse

• Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 17h22

03.02.2020 Posse IEMCI Felipe Bandeira SITE

Na última segunda-feira, dia 3, foi realizada a cerimônia de posse da nova gestão do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA. Por um período de quatro anos, os professores Eduardo Vieira e Wilton Pessoa irão responder pelos cargos de diretor-geral e diretor-adjunto do instituto, respectivamente.

Para a cerimônia de posse estiveram presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; a diretora do exercício anterior, professora Isabel Lucena; os pró-reitores de Extensão (Proex), Nelson de Souza Júnior; Ensino e Graduação (Proeg), Edmar Costa; Planejamento (Proplan), Raquel Trindade; Gestão de Pessoal (Progep), Raimundo da Costa; e Relações Internacionais (Prointer), Marília Ferreira, além de diretores de diversos institutos, coordenadores de programas de pós-graduação, técnicos-administrativos, estudantes e representantes de outras instituições.

03.02.2020 Posse IEMCI Felipe Bandeira SITE 2“Esta unidade é um modelo para a nossa universidade, que está permanentemente preocupada com o avanço acadêmico, com a qualidade da formação que oferece, com a sua inserção nas demandas da comunidade, no atendimento às necessidades da nossa sociedade, sobretudo nesta área tão sensível da Educação Básica. O comprometimento com a educação e com a missão da Universidade é o que torna este instituto um instituto que merece o respeito de toda a nossa instituição”, ressaltou Emmanuel Tourinho.

Para o novo diretor, Eduardo Vieira, esse apoio e reconhecimento do reitor e de todo o corpo acadêmico do IEMCI, formado por docentes, técnicos e estudantes, é imprenscindível para que haja uma continuidade do trabalho realizado.  Em seu discurso, ele aproveitou ainda para reforçar a importância de se manter um espaço democrático para o diálogo entre todas as partes integrantes do instituto.

03.02.2020 Posse IEMCI Felipe Bandeira SITE 4

“A democracia não retrocede, e a universidade é o espaço desse exercício. O diálogo é um princípio, e

Esse pensamento também é compartilhado pelo novo diretor-adjunto, Wilton Pessoa, que aproveitou para defender a realização de uma gestão democrática e colaborativa. “A história do IEMCI se constrói de forma coletiva e baseada no trabalho colaborativo, e a isso é que pretendemos dar continuidade. Esta gestão é administrativa, mas sem deixar de ser humana, colaborativa, aberta ao diálogo, próxima das pessoas e aberta a ouvir cada um em suas contribuições para o trabalho no instituto”, pontuou. o melhor serviço que podemos oferecer ao público é a nossa finalidade de promover a construção de uma sociedade inclusiva. Precisamos defender a democracia e lutar para que as decisões, mesmo quando podem ser tomadas por um corpo gestor, sejam discutidas de forma democrática”.

Posse IemciContinuidade – Integrante da gestão anterior, no cargo de diretor-adjunto, a escolha de Eduardo Vieira como novo diretor-geral é uma expectativa de continuidade, ainda que haja uma renovação em andamento.

“As minhas expectativas com a nova gestão são as melhores, porque nós nos constituímos juntos neste Instituto, e tudo aquilo que foi construído por nós já está consolidado. Então aquilo que já vem acumulado no último período de gestão só gera expectativas positivas, mesmo com os desafios que já estamos enfrentando na Universidade”, comentou a ex-diretora Isabel Lucena.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Felipe Bandeira