Página inicial > Ultimas Notícias > IFCH sedia etapa nacional da 28ª Olimpíada Internacional de Filosofia

IFCH sedia etapa nacional da 28ª Olimpíada Internacional de Filosofia

• Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 17h47

seletiva IPO

Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, a Universidade Federal do Pará receberá a seletiva nacional para a 28ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), que irá acontecer de 21 a 24 de maio de 2020, em Lisboa. A prova será realizada das 14h30 às 18h30, na Sala de Estudo de Filosofia, altos do IFCH, Campus Básico da UFPA. O Pará terá dois representantes na seleção.

Desde sua primeira edição, em 1993, a Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO) é um evento direcionado para estudantes do ensino médio considerado o mais importante da comunidade filosófica internacional. Neste ano, além de a UFPA receber a etapa nacional da seleção, a Universidade também terá uma representante no júri do concurso, a professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Jovelina Ramos.

“Os  candidatos inscritos em cada um dos estados participantes deverão produzir um ensaio em língua inglesa, francesa ou espanhola. O júri nacional escolherá dois dos melhores ensaios, e os vencedores da seletiva nacional participarão da final em Lisboa, no período de 21 a 24 de maio de 2020. Os melhores ensaios serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou menções honrosas”, explica Jovelina Ramos.

Sobre a prova - Cada estudante que participar da seletiva nacional para a 28ª IPO terá de escrever um ensaio filosófico em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês)  sobre um dos quatro tópicos que serão apresentados no dia da seletiva. Para a redação deste ensaio, o candidato poderá consultar apenas um dicionário bilíngue, que ele poderá levar para o seu local de prova.

Olimpíada Internacional de Filosofia  - É uma competição de ensaios filosóficos que conta, em sua realização, com uma intensa programação social, cultural e acadêmica destinada a estudantes e a professores. O objetivo da competição é fortalecer o ensino de Filosofia na Educação Básica ao redor do mundo, assim como contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, inquisitivo, criativo e promover a reflexão filosófica sobre ciência, arte e vida social.

Serviços:

28ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO)

Data do evento: de 21 a 24 de maio de 2020.
Data e hora da Prova: 14 de fevereiro de 2020, das 14h30 às 18h30
Local: Sala de Estudo de Filosofia, altos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.
Para mais informações, acesse aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA