Página inicial > Ultimas Notícias > Cine Olympia exibe filmes produzidos por alunos de Cinema e Audiovisual da UFPA

Cine Olympia exibe filmes produzidos por alunos de Cinema e Audiovisual da UFPA

• Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 18h15

Cine Olympia Curtas

No dia 21 de fevereiro, será realizada uma mostra de curta-metragens do Projeto 4/2, do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará.  A ação é fruto de parceria do projeto com o Cine Olympia e tem o intuito de divulgar a produção cinematográfica acadêmica para a comunidade da capital paraense. A entrada é franca e o evento começará a partir das 17h30.

Orientado pelo professor Bruno Monte de Assis, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, o Projeto 4/2 já teve seus curtas exibidos em Belém, em locais como o Cine Líbero Luxardo, Casa das Artes e Baron Club, e em outros lugares do Brasil, por meio de mostras e festivais universitários de cinema. Os longas foram produzidos pelos coletivos Infinita Produções e Monolito Filmes.

“Esta iniciativa tem fundamental importância na vida acadêmica dos alunos e em suas futuras vidas profissionais. Primeiro, porque demonstra a independência dos alunos, que buscaram produzir e gerenciar todo o processo de produção dos filmes por conta própria, desde as concepções até o processo de difusão; segundo, por executar a obra em tão pouco tempo e com baixíssimo orçamento, o que simula, de certa forma, a realidade que temos no Brasil”, ressalta Bruno Assis.

Durante a produção das obras, os alunos puderam vivenciar a prática do set e dos outros ambientes de produção para além das condições controladas que os exercícios feitos em sala de aula lhes impõe. “Foram dias supercansativos e desgastantes, diversas reuniões e missões quase impossíveis, mas também foi incrível perceber que nós temos sim como fazer um cinema de baixo custo e alta qualidade”, lembra Ícaro Santos, aluno de Cinema e produtor executivo do Projeto 4/2

O estudante de Cinema e Audiovisual também relata que a coletividade foi parte importante do processo. “Tudo dentro do projeto foi muito coletivo, desde o pão que nós comemos, que foi doado por uma padaria parceira, até o papel que nós usamos na documentação, comprado com dinheiro de rifas, vendas e coletas”, revela.

Mostra no Cine Olympia - Serão exibidos quatro filmes: A Velha Maria, com classificação livre, dirigido por Luana Nepomuceno, o qual conta a história de três crianças que investigam o sumiço de sua vizinha favorita; o romance adolescente Primeiro dia de Verão, com classificação de 14 anos, dirigido por Lucas Blanco, o qual mostra a tensão de um menino que vai beijar alguém pela primeira vez; A Ponte Quebrada do Pôr do Sol, que foi dirigido por Ícaro Santos e tem classificação de 14 anos, o qual fala sobre o amor de dois amigos que vai mudando de rumo e criando vários conflitos.

O último filme a ser exibido na mostra será Manoel, o Porteiro quase Aposentado, dirigido por Matheus Neves, com classificação de 16 anos, o qual mostra, por meio de um falso documentário, o último dia de porteiro do seu Manoel, depois de longos anos de trabalho no mesmo prédio. O curta-metragem foi baseado em uma narrativa do avô do diretor do filme.

Mostra de curta-metragens do Projeto 4/2 no Cine Olympia

Data: 21 de fevereiro

Horário: a partir das 17h30

Local: Cine Olympia (Av. Pres. Vargas, 918, em Belém)

Entrada franca.

Filmes que serão exibidos: “A Velha Maria”; “Primeiro dia de Verão”; “A Ponte Quebrada do Pôr do Sol”; e “Manoel, o Porteiro quase Aposentado”.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA