Página inicial > Ultimas Notícias > Tudo pronto para o Trote Solidário e Sustentável do Calouro 2020

Tudo pronto para o Trote Solidário e Sustentável do Calouro 2020

• Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 11h36

papelcapa

O Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” chega a sua 9ª edição cumprindo o papel de sensibilizar a comunidade universitária, especialmente os novos alunos, sobre a importância da prática da Coleta Seletiva Solidária, programa socioambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA).

papel4O objetivo inicial da ação era chamar atenção para importância da Coleta Seletiva Solidária da UFPA e para os catadores materiais recicláveis que ganham uma renda extra com a venda de toneladas de papéis gerados por milhares de calouros. Contudo novos sentidos foram sendo atribuídos à ação e os objetivos foram ampliados: chamar atenção para o problema dos resíduos nos centros urbanos e para a responsabilidade de cada cidadão, visando à conscientização sobre a destinação correta.

A proposta do trote é ser exemplo de solidariedade, uma vez que, ao acolher os novos alunos, faz gerar reflexão sobre o gesto simples de separar aquele material que foi utilizado no seu percurso estudantil, para ser doado aos catadores de materiais recicláveis durante a Semana do Calouro.

O trote também vem dar uma aula de cidadania e conscientização socioambiental ao contribuir para a construção de sujeitos e profissionais críticos, atuantes na sua realidade social. É a aplicação prática de um dos princípios da Educação Ambiental: "pensar globalmente e agir localmente".

papel1

A origem da ideia – Faltando uma semana para a realização da Semana do Calouro de 2012, surgiu a ideia de arrecadar o papel utilizado pelos calouros durante sua preparação para o vestibular para ser destinado aos catadores. Eles poderiam ser beneficiados de alguma forma, se toneladas de material pudessem ser destinadas para eles em vez de serem jogadas “fora”. E, para que um volume considerável de papel não chegasse aos aterros sanitários, nasceu o trote, inicialmente intitulado “Transformando Papel em Cidadania”. Embora, naquele ano, a participação dos calouros tenha sido pequena, devido ao curto espaço de tempo para divulgação, a iniciativa foi o ‘pontapé inicial’ que serviu como aprendizado para as edições seguintes: a partir de 2013, passou a ser chamado de Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” e, desde então, a organização do evento tem observado o aumento da participação da comunidade universitária e externa à Universidade.

Com o trote, todos saem ganhando: os catadores, que passam a ser “olhados”, deixando de ser “invisíveis” pela sociedade; os novos alunos que terão um novo olhar sobre esses trabalhadores, entre outros ganhos.

papel2Como o trote funciona? - O trote é dividido em diversas atividades por equipes: recebimento do material doado pelos calouros (apostilas, rascunhos, cadernos e livros que não podem ser reutilizados); pesagem e anotação diária dos dados; triagem do material (separação dos materiais e acondicionamento em sacos de 100 litros); aplicação de questionário aos calouros que visa revelar o perfil socioambiental dos alunos ingressantes; participação nas orientações acadêmicas nas faculdades, com uma breve explicação da ação e sobre a importância da participação.

Todas as atividades do trote contam com a participação de alunos veteranos e também de calouros que passam por um processo de seleção.

papel3Nossa Biblioteca - Desde os primeiros anos do trote, percebia-se um grande volume de livros entregues pelos calouros, dos mais variados gêneros e em bom estado de conservação. Baseado nisso, tem-se procurado dar outra destinação por meio da doação a projetos sociais. Neste ano, o Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECNB) foi escolhido por estar alinhado às políticas sociais que a UFPA desenvolve, entre elas, o projeto de extensão da Faculdade de Biblioteconomia (FaBib), iniciado em  2018.

A participação do ECNB vai se dar por meio do recebimento de livros em condições de uso, trazidos durante o trote, os quais, depois da triagem por um bibliotecário, passarão a  fazer parte do seu acervo. O Espaço Cultural Nossa Biblioteca atende a crianças e a adolescentes em situação de vulnerabilidade desde sua criação, em 1977. O projeto oferece consulta e empréstimo de livros, oficinas de teatro, dança, musicalização e literatura, curso de redação Pré-Enem, entre outras atividades. Mais informações na página do projeto.

papel5Resultados e Importância - De 2012 a 2019, o trote já arrecadou um total de 10.726,570 kg de papel, tornando-se uma ação fundamental para a sensibilização acerca da destinação adequada dos resíduos sólidos. Por estar inserido em uma temática global, que é a questão dos resíduos, o trote desperta a necessidade de debates sobre o papel do aluno como cidadão, no que diz respeito à divulgação dos aspectos socioambientais contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, ao mesmo tempo, por contemplar o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS).

Ao final, todo o material arrecadado é repassado para uma associação ou uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis atendida pela UFPA, que, neste ano, será a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA).

Trote Solidário e Sustentável da UFPA: “O Papel do Calouro da UFPA”

Período: de 2 a 6 de março de 2020
Local de arrecadação: ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes - Campus Básico da Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto.
Horário: das 8h30min às 12h

Texto: Divulgação Trote Solidário e Sustentável