Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe Feira do Pescado na Semana Santa

UFPA recebe Feira do Pescado na Semana Santa

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 20h48

Estamos na Semana Santa, época marcada, além do respeito à cultura cristã, pela presença de peixes nos almoços da família. Para ajudar na distribuição e venda dos peixes, a UFPA recebe nesta quarta, 12, e quinta-feira, 13, a Feira do Pescado, evento que reúne diversos tipos de pescado com valores mais acessíveis ao bolso do consumidor. A feira ocorre no horário de 08h às 14h, próximo ao segundo portão do Campus do Guamá, até esta quinta-feira, 13 de abril.

Na Universidade, são mais de cinco toneladas de pescado distribuidos em seis espécies: pescada amarela; pescada branca; pescada dourada; piramutaba; gó e tambaqui. Os preços variam entre 6 a 20 reais o quiilo. Para conferir os preços, clilque aqui.

Segundo dados do IBGE, apenas no Guamá se concentram quase 100 mil pessoas, sendo o bairro mais populoso de Belém.  O coordenador da Feira do Pescado na UFPA, Jailton Serejo, explica que o local foi escolhido estrategicamente por ter esse grande contingente. “Aqui na UFPA, se justificava a necessidade de realização da Feira devido à grande quantidade populacional do bairro do Guamá. A Universidade disponibiliza o espaço para que, com essa parceria, possamos beneficiar a população”.

Um dos peixes vendidos na UFPA é o tambaqui, adquirido pela prática da psicicultura - criação de peixes por produtores rurais da região - como alternativa para a pesca comercial, pois não causa grandes impactos ambientais. Jailton destaca esse peixe de água doce como opção para o domingo de Páscoa, até porque “o peixe foi abatido ontem, feito a retirada dos viveiros e trazidos hoje para ser vendido aqui, está extremamente fresco, direto para a mesa do consumidor nessa semana santa”, ressalta o coordenador.

Parceria - Os peixes são ofertados em menor preço pela parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) com a Indústria de Pesca Ecomar, com o objetivo de disponibilizar um pescado mais barato para a Região Metropolitana de Belém, atendendo a capital paraense, Ananindeua e Marituba.

A Feira do Pescado ocorre em dez pontos da região e oferece cerca de 150 toneladas de peixe. Os pontos de venda são: Aldeia Amazônica; Centur; Ginásio de esportes Almir Gabriel (Cidade Nova); Parque de Exposições do Entroncamento; Paróquia São Domingos Gusmão (Terra Firme); praça matriz de Marituba; praça matriz de Ananindeua; Santuário de Fátima; Universidade do Estado do Pará (UEPA)-campus Almirante Barroso e Universidade Federal do Pará (UFPA)-campus Guamá, de 8h às 14h.

• Serviço
Feira do Pescado na UFPA
Local: Próximo ao segundo portão do Campus Guamá,
Data: 12 e 13 de Abril