Página inicial > Ultimas Notícias > AUF seleciona iniciativas de impacto no enfrentamento da pandemia da Covid-19

AUF seleciona iniciativas de impacto no enfrentamento da pandemia da Covid-19

• Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 19h54

Chamada AUF Covid 19

Como parte de seu plano de ação especial COVID-19, a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) divulgou uma chamada internacional para projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico por redes colaborativas de estudantes, professores e pesquisadores. Qualquer iniciativa de impacto tecnológico e/ou social com foco na melhoria dos sistemas de saúde e no enfrentamento da pandemia da Covid-19 poderá ser elegível. As candidaturas estão abertas até o dia 3 de maio de 2020.

O objetivo da chamada é valorizar a contribuição das universidades membros da AUF para o desenvolvimento de iniciativas com potencial impacto tecnológico e/ou social imediatos, que ajudem os sistemas de saúde e as populações a enfrentar as dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19.

No total, foi destinado um fundo de 500.000 euros para atender aos projetos, que podem se caracterizar tanto como um dispositivo de ajuda, quanto como um suporte na produção de um produto manufaturado. A chamada divide os projetos em duas categorias: A, que engloba projetos com impacto tecnológico, econômico e/ou social com efeito imediato; e B, projetos de alto impacto ou particularmente inovadores, com dimensão inter-regional ou internacional.

Inscrições -  Para participar, os interessados devem preencher o formulário de candidatura, que deverá ser anexado ao formulário on-line. Ambos os formulários estão dispostos apenas no idioma francês e podem ser preenchidos em francês ou inglês. No caso do preenchimento em inglês, um resumo do projeto em francês deverá ser acrescentado.

O projeto deverá ter duração de 1° de junho de 2020 a 31 de agosto de 2020, com a possibilidade de prorrogação por mais um ou dois meses, se necessário, dependendo da evolução da situação sanitária.

Projetos elegíveis - Em virtude da necessidade de resposta urgente à crise sanitária, serão elegíveis projetos que possam ser realizados em curto prazo. Alguns exemplos de propostas que podem ser aceitas são: a produção de materiais essenciais para cuidados sanitários, para a proteção ou para a prevenção de riscos à saúde; ações de saúde pública; desenvolvimento de aplicativos; desenvolvimento de ferramentas de apoio à tomada de decisão; comunicação e conscientização sobre a prevenção de riscos à saúde; assistência a pessoas vulneráveis ou isoladas; prevenção do impacto psicológico ou socioeconômico da crise sanitária; combate à violência contra mulheres e crianças durante o confinamento, entre outras.

O apoio financeiro poderá ser usado para cobrir as seguintes despesas: compra de matéria-prima, de equipamentos, de bens consumíveis e custos de transporte; aluguel de equipamentos; custos de testes de conformidade, certificação ou possível homologação; custos de comunicação; missões e viagens, sujeitas às regras em vigor adotadas pelos respectivos governos; e internet e telecomunicações.

Para mais informações, acesse o edital completo.

Texto e arte: Divulgação