Página inicial > Ultimas Notícias > Instituições oferecem cursos EAD com foco em Gestão de Pessoas

Instituições oferecem cursos EAD com foco em Gestão de Pessoas

• Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 19h18

c. cap. GESTAO DE PESSOAS ufpa

Os cursos EAD têm sido uma alternativa para quem deseja se qualificar nesse período de isolamento social, por isso  a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) e da Coordenadoria de Capacitação Profissional (CCP), fez um monitoramento de cursos voltados para a temática de Gestão de Pessoas para os servidores que tenham interesse em se capacitar nesta área.

Todos são gratuitos e possuem certificação ao final do curso. Para se inscrever, é necessário que o interessado acesse a página da entidade promotora e siga as orientações para a realização da inscrição. Desta vez, dez cursos de três diferentes fontes foram selecionados.

Escola Virtual de Governo – Um dos cursos oferecidos pela Escola é o de Noções Básicas do Trabalho Remoto, com carga horária de 10h. O curso tem o objetivo de apresentar diversas estratégias e dicas que facilitam o seu dia a dia, a organização do trabalho individual e do trabalho em equipe.

Outra capacitação disponível é FUNPRESP - A previdência complementar do servidor público federal. Dentro das ações de Educação Previdenciária da Fundação, este curso vai compreender o plano ExecPrev, entender os cálculos de contribuição, como é feito o custeio do plano, os investimentos e a rentabilidade. Ele possui a carga horária de 40h.

A EVG também oferta o curso de Gestão estratégica de pessoas e planos de carreira. A proposta do curso, com carga horária de 20h, é capacitar as pessoas para reconhecerem a gestão por competências como ferramenta necessária à concretização dos objetivos estratégicos das organizações.

Outras opcões são: Introdução ao sistema SIGEPE - AFD, com 10h de carga horária, que visa apresentar conceitos e diretrizes relativas ao Assentamento Funcional Digital e ao fluxo operacional de manutenção do Sistema, possibilitando ao servidor aprender noções básicas de gestão de documentação: conceitos, normativos legais, tratamento documental, entre outros; e Provas no processo administrativo disciplinar - CGU, com carga horária de 20h, que pretende instrumentar para a utilização adequada das diversas espécies de provas na fase instrutória do processo disciplinar.

Saberes Senado – Este ambiente virtual está ofertando o curso Desenvolvimento de equipes. O curso possui 10h de carga horária e tem como objetivo refletir, com base na administração do tempo e da comunicação eficaz, sobre o desenvolvimento de uma equipe produtiva.

Outra capacitação disponível é Direito Administrativo para gerentes no setor público. Durante o curso, serão apresentados conceitos, características e aspectos jurídicos de um Contrato Administrativo, com o objetivo de instruir o aluno a reconhecer a importância da gestão pública e seus principais elementos. O curso possui carga horária de 35h.

Fundação Getúlio Vargas – Em Gestão e Liderança: Conceitos Básicos da Função Gerencial, a Fundação visa apresentar ao aluno a evolução da gestão estratégica de recursos humanos ao longo do tempo assim como as mudanças no ambiente de negócios. O curso propõe uma reflexão sobre o papel da gestão de recursos humanos na formação de ativos estratégicos para a empresa.

A FGV disponibiliza ainda os curso de Motivação nas organizações, que analisa e discute desafios recorrentes no mundo corporativo e teorias sobre motivação, frustração e mecanismos de defesa, e Introdução à Negociação, que apresenta uma visão geral sobre formas de negociar e os elementos intrínsecos e contextuais das diversas situações de negociação enfrentadas no dia a dia.

Texto e arte: Assessoria Progep