Página inicial > Ultimas Notícias > Convênio entre UFPA e USP possibilitará turma de Doutorado em Controladoria e Contabilidade em Belém

• Publicado: Domingo, 26 de Abril de 2020, 18h18

Gráfico financeiro

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesp) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), e a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP), trabalham para ofertar em Belém uma turma de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) na modalidade de Doutorado Interinstitucional (Dinter). O projeto também conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRC-PA) e da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon/ICSA/UFPA).

O objetivo do projeto é formar docentes e pesquisadores capacitados na área de Controladoria e Contabilidade, atendendo a uma demanda latente de toda a Região Norte relacionada à carência desses profissionais. Com a assinatura do convênio, o Doutorado Interinstitucional (Dinter) a ser ofertado em Belém pelo PPGCC-FEARP possuirá duas linhas de pesquisa que compreendem a base da proposta: Contabilidade Financeira e Finanças e Instituições e Eficiência das Organizações.

A linha de ”Contabilidade Financeira e Finanças” desenvolve pesquisas nos temas voltados para geração, divulgação, uso e regulação da informação contábil pelos usuários externos às organizações, como Investidores, Governo, Agências Reguladoras, Órgãos de Controle Externo (no caso de organizações públicas).

Já “Instituições e Eficiência das Organizações” aborda a eficiência de organizações, como algo desejado pela sociedade, pelos membros daquela organização ou por todos que são atendidos por elas. Essa eficiência decorre de estratégias, processos e formas de organização das atividades e de equipes, mas também do contexto institucional em que estão inseridas.

O processo do convênio para a iniciativa do Dinter já conta com projeto elaborado, estando atualmente em fase de aprovação nas instâncias superiores da USP. O Dinter irá ofertar até 15 vagas para atendimento de demanda interna e externa à UFPA, e sua data de início prevista é em 2021. O processo seletivo será realizado logo que seja efetivada a aprovação na USP e também seja obtida aprovação nas instâncias internas e reguladoras da Capes.

Seleção - Os interessados em participar do processo seletivo para o Dinter já podem iniciar sua preparação. A expectativa é que as inscrições para o processo seletivo ocorrerão entre setembro e dezembro de 2020, considerando os critérios de seleção para ingresso no programa previstos no regulamento do PPGCC/FEARP-USP, conforme Resolução CoPGr 7843, de 3 de outubro de 2019, e em editais publicados no Diário Oficial.

A seleção será dividida em três etapas, sendo elas: proficiência em língua inglesa (eliminatória), Teste Anpad (classificatória), e arguição e pertinência do projeto de pesquisa a uma das linhas de pesquisa do PPGCC/FEARP. Serão convocados para arguição do projeto no mínimo duas vezes o número de vagas oferecidas.

O resultado do teste de proficiência em língua inglesa deverá ser apresentado pelo candidato no ato da inscrição no processo seletivo, sendo aceitas uma das opções a seguir, com pontuações mínimas: ANPAD (330 pontos), TOEFL – IBT (60 pontos), TOEFL – ITP - Level 1 (455 pontos), IELTS (5 pontos), Cambridge English - First (Faixa B2), ECCE (ser aprovado) e GMAT (30 pontos).

Sobre o curso - As aulas do Dinter ocorrerão na UFPA, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, em Belém. Outras orientações sobre o processo seletivo serão divulgadas nos canais de comunicação oficial da UFPA e nas mídias sociais do ICSA.

Em caso de dúvidas, os interessados poderão entrar em contato com a professora Lidiane Dias, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Divulgação
Arte: Reprodução Google