Página inicial > Ultimas Notícias > Orquestra de Violoncelistas da Amazônia promove live solidária para divulgar Campanha de Apoio ao Complexo Hospitalar da UFPA

• Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 15h07

Live solidaria slideshow

A Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), promoverá uma live solidária no dia 9 de maio, sábado, às 20h, em favor da Campanha de Apoio aos Hospitais da UFPA - Ciência & Solidariedade pela vida, lançada pela Universidade para arrecadar doações para auxiliar na atuação do Complexo Hospitalar Universitário (CHU) no combate à pandemia de Covid-19. A apresentação será transmitida por meio do canal oficial do grupo no Youtube e buscará arrecadar fundos para a campanha.

A OVA é formada por alunos da Escola de Música (Emufpa), do curso de Licenciatura Plena em Música e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da UFPA, sendo liderada pelo professor e violoncelista Áureo Déo de Freitas Júnior, do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade. Com uma trajetória que já possui duas décadas, os artistas têm recebido destaque no âmbito regional, nacional e internacional, incorporando instrumentos da música clássica a outros gêneros musicais como o rock and roll.

Para essa apresentação virtual, o repertório contempla, principalmente, rock e música popular paraense, com a releitura de obras de bandas como Delinquentes, Madame Saatan, Rhegia, DNA, Soledad, Mitra, Stress e dos compositores DiCastro, Edmar Rocha e Paulo André Barata. Será um momento para relembrar sucessos como “Esse Rio é Minha Rua”, “Belém, Pará, Brasil”, “Metal City” e “Coração de Metal”.

A live contará ainda com a participação de convidados especiais, como Dicastro, vocalista e guitarrista da banda Sangue da Cidade; Jayme Katarro, vocalista de Delinquentes; Junior Saldanha, guitarrista do Júnior Saldanha Project; Zé Mário, ex-guitarrista da banda Madame Saatan; Saulo Caraveo, guitarrista do Rhegia; Bruno Carreta, vocalista do Manivah; Lucas Amaro, violoncelista da Orquestra Sinfônica do Amazonas; Vinicius Carvalho, guitarrista da banda A Red Nightmare; e Ana Flavia Mendes, professora da UFPA e diretora da Companhia Moderno de Dança. A apresentação conta com o apoio da UFPA, por meio do PPGArtes, da loja Vivo Centrão e da empresa Chaar Produções Musicais.

Campanha Ciência & Solidariedade - Durante a transmissão ao vivo, os artistas incentivarão o público a realizar doações para a Campanha de Apoio aos Hospitais da UFPA - Ciência & Solidariedade pela vida,, realizada pela UFPA em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). A campanha visa arrecadar recursos  para contribuir com o CHU-UFPA, que possui duas unidades: o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS). Os hospitais, em particular o HUJBB, têm atuado no atendimento de casos graves da Covid-19, sendo um dos hospitais de referência para o tratamento da doença no estado.

Todo o valor arrecadado ao longo da campanha será revertido para a aquisição de insumos e equipamentos necessários às ações do Complexo Hospitalar Universitário no enfrentamento da pandemia. Os resultados das arrecadações podem ser acompanhados na página campanha.

Sobre a Orquestra - A Orquestra de Violoncelistas da Amazônia é composta atualmente por seis violoncelistas: Áureo DeFreitas, Amanda Alencar, Ana Gabriela Di Cavalcante, Vitor Marvão Soares, Danielly Alamar e Andrei Santos. Também a integram, como banda base: o tecladista Fábio Pantoja; o guitarrista Paulo Big Foot; o baixista elétrico Isaque Souza; e o baterista Celso Lavoisier.

Ao longo dos anos, o grupo tem representado o estado do Pará e a região amazônica no cenário musical nacional, com turnês realizadas em todas as regiões do Brasil, e internacional, fazendo apresentações em países como Suíça, China, Estados Unidos, França e Holanda.

Live da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA)

Data: 9/5/2020 (sábado)

Horário: 20h

Transmissão ao vivo pelos perfis das redes sociais da Orquestra no Youtube, no Facebook e no Instagram.

Para doações aos hospitais universitários da UFPA, o interessado pode efetuar depósito ou transferência para a conta da campanha:

Solidariedade UFPA FADESP

Banco: 001 - Banco do Brasil

Agência: 1674-8

Conta corrente: 102910-X ("X" ou "0" - zero)

CNPJ: 05.572.870/0001-59

Texto e arte: Divulgação