Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Veterinário da UFPA oferece atendimento telefônico para tirar dúvidas sobre os cuidados com animais meio à pandemia do coronavírus

• Publicado: Terça, 12 de Maio de 2020, 14h59

atendimento hospital veterinario ufpa

O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará (HV-UFPA), vinculado ao Instituto de Medicina Veterinária (IMV) do Campus de Castanhal, passou a disponibilizar, desde o dia 5 de maio, números telefônicos para que a população possa tirar dúvidas e receber orientações sobre a relação dos animais com o novo coronavírus - Covid-19, causador da pandemia instalada. Para quem deseja saber mais sobre a relação de cães e gatos, animais de fazenda e animais silvestres com a doença, basta ligar, em horário comercial, para um dos telefones disponibilizados pela equipe.

Os responsáveis em orientar a população por telefone são médicos veterinários residentes dos programas de residência do Hospital Veterinário da UFPA. O foco da ação é a atuação do médico veterinário na educação em saúde."Queremos alcançar a população com informações relevantes para evitar falhas nas interpretações sobre a relação da Covid-19 com os animais, que possam gerar consequências, tais como o abandono de animais e outras condutas de maus-tratos”, ressalta o diretor Geral do IMV, professor Leônidas Olegário.

A iniciativa é promovida pela direção do HV-UFPA, em parceria com as coordenações dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres e Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos, e tem o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA).

“É importante salientar que não se trata de oferta de consultas veterinárias a distância, uma vez que serviços médicos veterinários com consultas clínicas e emissão de exames ou receitas via meio virtual, eletrônico ou telefônico são condutas não permitidas pelo Código de Ética do Médico Veterinário”, pontua a diretora do HV, a médica veterinária Cinthia Távora

Orientações - As pessoas que entrarem em contato terão acesso a orientações acerca das condutas a serem tomadas com os animais e seus utensílios, para prevenção de infecções por Covid-19. De acordo com Cinthia Távora, tutores de animais, muitas vezes, têm dúvidas de como transportá-los e o que fazer antes de entrar novamente em casa com animais que precisam sair da residência para fazer a higiene.

Ressaltamos que foram disponibilizados números para dúvidas relativas não somente a cães e gatos, mas também a animais silvestres, pets exóticos e animais de fazenda. Nesse contexto, podem existir dúvidas relativas aos cuidados com animais e à higienização de seus recintos, como é o caso de aves, que permanecem, todo ou parte do tempo, em gaiolas. Sobre animais de fazenda, um exemplo são os pecuaristas produtores de leite, que poderão receber orientações sobre as melhores condutas preventivas no manejo dos animais e dos produtos”, explica a diretora do HV, que acrescenta, ainda, que o serviço de atendimento ao público, via telefone, ocorrerá até 31 de maio.

IMV - Criado em 2011, o Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Castanhal fica localizado junto à estrutura conveniada com o Instituto Federal do Pará (IFPA). Atualmente, o Instituto de Medicina Veterinária conta com quatro subunidades: Faculdade de Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM), Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) e Programa de Pós-Graduação de Reprodução Animal na Amazônia (Reproamazon). Além disso, possui um Hospital Veterinário e a Central de Biotecnologia e Reprodução Animal (Cebran). O IMV conta, ainda, com doze Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão e um Restaurante Universitário.

Telefones para tirar dúvidas sobre a relação de animais e o novo coronavírus

Para dúvidas sobre cães e gatos: (91) 98477-1311 / 98452-1657 / 99631-9591 / 98046-7518 / 99371-7200 / 99244-4462

Para dúvidas sobre animais de fazenda: (91) 98513-8051 / 99168-8721 / 99317-1622

Para dúvidas sobre animais silvestres: (91) 99132-6131 / 99194-7749 / 99242-1716

Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 18h

O serviço estará disponível até o dia 31 de maio, com possibilidade de prorrogação, de acordo com a demanda.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução vídeo de divulgação