Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > As Cobras Encantadas da Amazônia entram em cena no segundo episódio do podcast Conto Ribeirinho
Início do conteúdo da página

As Cobras Encantadas da Amazônia entram em cena no segundo episódio do podcast Conto Ribeirinho

  • Publicado: Terça, 26 de Maio de 2020, 14h31

CONTO RIBEIRINHO 2

Está no ar o segundo episódio do podcast Conto Ribeirinho! Desta vez, são as cobras encantadas da Amazônia que entram em cena. Conheça as histórias de Norato e Maria, Cobra Grande e Cobra Negra, que chegam aos ouvintes pelas vozes dos interioranos dos municípios de Abaetetuba e Santarém. As narrativas presentes neste episódio têm caráter histórico e datam de 1994.

Com este episódio, o programa busca lembrar que, em tempos tão difíceis em razão da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, a cultura amazônica é um caminho para tornar este momento mais leve. Por isso este segundo episódio já está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Google Podcasts, CastBox e YouTube, além de ter integrado a grade de conteúdo da Rádio Web UFPA.

Conto Ribeirinho - O Podcast Conto Ribeirinho é uma iniciativa da Na Cuia Produtora Cultural, em parceria com o Projeto Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (Ifnopap), coordenado pela professora Socorro Simões (UFPA).

O objetivo do Conto Ribeirinho é resgatar as narrativas orais coletadas pelo Ifnopap ao longo de seus 25 anos de existência e divulgar essas histórias de maneira única e envolvente, por meio do formato storytelling, ou seja, um podcast criado e produzido para contar histórias aos seus ouvintes. Trata-se de um extenso trabalho de pesquisa e curadoria de conteúdo em um acervo com mais de 5 mil narrativas colhidas com uso de gravadores e fitas em todo o estado do Pará.

IFNOPAP - O Ifnopap é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), que, por meio de seminários embarcados, viajou por toda  a Amazônia paraense coletando narrativas do imaginário amazônico da capital e dos municípios do interior do estado. Foram 133 locais visitados, entre a Amazônia urbana e a ribeirinha, desde 1994.

São histórias de vida e de visagens que envolvem encantadas, encantados e tantos outros personagens do universo amazônida. Dos mais conhecidos, como os do Boto, da Cobra Grande, da Matinta e da Moça do Táxi, a outros nem tão conhecidos assim, mas fazem parte do imaginário popular de alguma região da Amazônia paraense.

O primeiro episódio, lançado em março, teve como tema as “Matintas” e conta algumas histórias dessa personagem tão presente na nossa cultura, com narrativas colhidas nas cidades de Abaetetuba e Ananindeua, em 1994. Para quem perdeu, o episódio 1 também está disponível nas plataformas digitais.

Serviço:

Conto Ribeirinho

Rádio Web UFPA

Podcast Belém

Spotify 

Anchor

Youtube

Texto e arte: Divulgação Na Cuia

registrado em:
Fim do conteúdo da página