Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Solicitação de certificação digital pode ser realizada via Sagitta
Início do conteúdo da página

Solicitação de certificação digital pode ser realizada via Sagitta

  • Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 15h39

CERTIFICAÇÃO DIGITAL ufpa

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) iniciou o recebimento das solicitações de certificados digitais (tokens) para servidores da UFPA que realizam operações em sistemas do governo que exijam o uso desse tipo de procedimento. As solicitações devem ser realizadas via Sistema de Atendimento ao Usuário - Sagitta.

“A solicitação via Sagitta retira a necessidade de instrução de processos físicos, facilita e agiliza os trâmites e garante a segurança do procedimento. As solicitações serão analisadas caso a caso, e a emissão dos certificados apenas será autorizada para servidores que realizam operações em sistemas do governo federal (Siape, Siafi), que exijam o uso do certificado digital”, pontua o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo.

Como solicitar - Ao realizar seu login no Sagitta, o servidor deve selecionar a unidade prestadora “PROGEP – PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL – BELÉM”, e na categoria “Serviços - Unidades”, selecionar o item “Certificado Digital (token)” e escolher entre os subitens Cancelamento, Emissão ou Renovação, de acordo com a necessidade. Para solicitar, o servidor deve preencher, obrigatoriamente, todos os campos do sistema, pois as informações são imprescindíveis para cadastro da solicitação no Serpro - entidade responsável por gerenciar os certificados digitais.

Além disso, deverá ser registrado como co-solicitante do chamado o Dirigente da Unidade, que deve acessar a chamada aberta no Sagitta para autorizar a solicitação. O processo apenas prosseguirá se houver a manifestação positiva do dirigente para o uso do Token. No campo solicitação, o servidor deverá preencher com a justificativa para o pedido, como informar algum programa do governo usado na realização da sua atividade laboral na Instituição.

Após o registro no Sagitta, caso seja deferida a solicitação, a Progep fará o registro dela no sistema Redmine/Serpro. Depois, o Serpro encaminhará e-mail ao solicitante com as orientações de como proceder para conclusão do serviço. O solicitante realiza os procedimentos orientados pelo Serpro e conclui o processo.

O que é Certificado Digital - A certificação digital possibilita a troca segura de informações entre duas partes em meios digitais, com a garantia da identidade do emissor, da integridade da mensagem e, opcionalmente, de sua confidencialidade. Possibilita, ainda, acesso a determinados sistemas governamentais e empresariais, e confere validade jurídica aos atos praticados com o seu uso, funcionando como uma “identidade virtual”. Contém os dados de seu titular, como nome, CPF, data de nascimento, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que emitiu o documento.

Texto e arte: Assessoria Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página