Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão da UFPA promove difusão de conhecimento em metodologia científica

• Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 14h18

Escola de Métodos

O Projeto de Extensão “Escola de Métodos” foi criado em 2019 com o objetivo de promover a difusão de conhecimento a respeito da metodologia científica. Desde então, mais de 300 estudantes dos campi de várias instituições além da UFPA, como Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Instituto Federal do Pará (IFPA), já foram atendidos pela iniciativa que agora irá expandir o seu alcance por meio da realização de atividades via ferramentas virtuais.

A “Escola de Métodos” está vinculada aos campi de Bragança e Capanema da Universidade Federal do Pará e tem a coordenação do professor Marcos Reis. O projeto foi pensado para oferecer formação, por meio de cursos e oficinas, no que trata acerca do mundo metodológico, ou seja, metodologia científica, normas para trabalhos acadêmicos e escrita acadêmica.

Embora o projeto tivesse foco na execução de atividades presenciais, com o atual cenário de distanciamento social, iniciou-se a uma série de eventos virtuais que vieram a resultar na realização da primeira edição da Semana Acadêmica da Escola de Métodos, com a temática “Metodologia científica não é um bicho de sete cabeças! É uma casa com oito janelas para ver e sentir o mundo”.

“Com a crise causada pela pandemia, onde tivemos que nos afastar das atividades presenciais, passamos de início um mês sem atividades. Mas, a demanda por parte dos alunos que desejavam alguma atividade fazendo uso de algum meio midiático foi crescendo e daí passamos a oferecer os webinários temáticos”, afirma o docente.

Fórum - O professor ainda conta que a demanda pela escrita acadêmica também lhe chamou a atenção, pois, segundo ele, muitos alunos e professores vêm reclamando das limitações quanto à produção escrita discente. Então, a partir da segunda quinzena do mês de junho, os envolvidos no projeto passaram a ter um encontro às quintas, às 23h, que foi nomeado de Fórum Permanente de Escrita Acadêmica.

“Diante de todo esse percurso, percebemos que, para muitos alunos, as nossas atividades foram um meio de se qualificar e de abrir espaços que, segundo relatos de alguns deles, não existem em suas instituições. Como fruto dessa curta experiência e necessidade, se pensou em uma atividade mais consistente e daí tivemos a ideia da I Semana Acadêmica da Escola de Métodos, que foi planejada para o mais próximo possível, logo, em julho”, expõe.

Semana Acadêmica - A primeira edição da Semana Acadêmica da Escola de Métodos acontecerá entre os dias 13 e 18 de julho, e tem como objetivo servir de espaço para a formação, conhecimento, troca de experiências e apropriação de novas e significativas maneiras de conhecer, estudar e se apropriar de aspectos do campo metodológico, como acerca da escrita acadêmica, normas para trabalhos acadêmicos e da metodologia científica propriamente dita.

A temática será trabalhada por meio de palestras, minicursos e uma mesa-redonda, ministradas por professores de várias instituições, além da UFPA, que trabalham com o ensino de metodologia científica, normas de formatação e escrita acadêmica.

“As atividades presenciais foram suspensas por uma questão muito óbvia: nós estamos vivendo uma pandemia. Mas os alunos não deixaram de estudar, não deixaram de pesquisar, não deixaram de fazer as atividades deles. Nós temos muitos alunos, não apenas na UFPA, como também nas outras universidades, que estão produzindo pesquisa, seja no mestrado, no doutorado, na graduação. Então, foi pensando nesse público, que a ‘Escola de Métodos’ teve a necessidade de criar atividades como esta para aqueles alunos que estavam ociosos”, conclui o professor Marcos Reis.

Para saber mais sobre as ações do Projeto de Extensão “Escola de Métodos”, acesse aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação do Projeto