Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão promove webinário sobre a inclusão de alunos com deficiência na aprendizagem matemática

• Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 14h23

Webinar FAMAT

Estão abertas as inscrições para o webinário “Desafios do processo de inclusão na aprendizagem matemática”, que será realizado no dia 24 de agosto, às 15h. Organizado pela Faculdade de Matemática (FACMAT/UFPA). O objetivo da realização é debater o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência e seus desafios no contexto da aprendizagem matemática. Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição. O evento terá certificado de carga horária.

Com a participação de professores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA), do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 'Frei Daniel', de estudantes da FACMAT, a ideia do webinário é promover o compartilhamento de saberes e experiências interinstitucionais que contribuam para fortalecer e consolidar o processo de inclusão nas escolas. O evento faz parte de um conjunto de atividades do Projeto de Extensão “Aprendizagem matemática na perspectiva da inclusão e da cidadania em uma escola pública”.

"A aprendizagem matemática e a inclusão escolar são duas questões sensíveis da     educação básica por estarem relacionadas à cidadania e possibilitarem aos alunos deficientes o acesso ao conhecimento e sua inserção na sociedade. Assim, conhecer e debater o processo de inclusão possibilita benefícios de natureza pedagógica e garantia de direitos para que as ações extensionistas reafirmem o papel da universidade em contribuir com a sociedade. Na mesma medida, reforça a prática formativa de professores e estudantes envolvidos no projeto", garante a professora Tania Madeleine Valdivia, coordenadora do projeto e vice-diretora da FACMAT.

Para participar - O webinário será no dia 24 de agosto, às 15h. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário de inscrição, e o evento irá ocorrer por meio da plataforma Google Meet, com certificado de participação com carga horária de 5 (cinco) horas. Os inscritos poderão interagir por meio do chat da plataforma para fazer perguntas, esclarecer dúvidas e dar contribuições.

Durante a transmissão, serão abordados temas como Pressupostos e fundamentos da inclusão escolar do público-alvo da educação especial; Processo de aprendizagem matemática por estudantes surdos na educação básica;  Os gêneros textuais na alfabetização matemática; Musicalidade na Educação Matemática Inclusiva; Colaboração e práticas pedagógicas no desenvolvimento de aprendizagem matemática e  Deficiência visual e inclusão.

"As mesas de diálogos vão destacar os diversos enfoques teórico-práticos nas vozes dos pesquisadores que atuam na Universidade formando professores de Matemática e dos professores que vivenciam a desafiadora experiência da inclusão escolar numa instituição pública. A importância está na integração da FACMAT da UFPA com a rede de Ensino Básico efetivando sua missão de 'Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável'", afirma a professora Tania Madeleine Valdivia.

Sobre o projeto - O projeto de extensão “Aprendizagem matemática na perspectiva da inclusão e da cidadania em uma escola pública” realiza ações direcionadas ao atendimento, acompanhamento, orientação e produção de recursos de tecnologia assistiva didático-pedagógicos a alunos, segundo sua deficiência, professores e corpo técnico-administrativo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Daniel, no bairro Guamá.

O intuito é fomentar a inclusão escolar de alunos deficientes que apresentem dificuldades na aprendizagem Matemática. Entre outras coisas, o projeto também busca desenvolver recursos didáticos de tecnologia assistiva para acesso dos alunos com deficiência aos conteúdos matemáticos e contribui com a democratização do ensino e a cidadania, por meio do conhecimento e do direito de aprender para transformar a sociedade.

"As metas e os produtos esperados devem, a priori, contribuir com a melhoria significativa da aprendizagem matemática aos alunos deficientes da escola, tanto quanto possibilitar a produção de novos saberes e achados sobre a metodologia de ensinar Matemática na perspectiva da inclusão. É desse entrelaçamento de momentos específicos e concomitantes de ação-reflexão-ação que vai sendo construída a tessitura do agir interdisciplinar e interventivo no desenvolvimento do projeto", explica a professora Tania Madeleine Valdivia.

Webinário “Desafios do processo de inclusão na aprendizagem matemática”.

Data: dia 24 de agosto

Plataforma Google Meet