Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade Federal do Pará terá Cátedra da Fulbright

Universidade Federal do Pará terá Cátedra da Fulbright

• Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 13h54

Fulbright tarja superior azul

A Universidade Federal do Pará e a Comissão Fulbright Brasil assinaram Acordo de Colaboração visando ao estabelecimento da “Cátedra Fulbright em Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Pará”. É a primeira vez que a UFPA celebra Acordo com a Fulbright e também é a primeira vez que vai abrigar uma cátedra da agência.

O conceito de “cátedra” define um ambiente de cooperação em que pesquisadores de um país desenvolvem atividades acadêmicas em outro país, baseado em um acordo bilateral. As atividades de uma cátedra podem ser de ensino, pesquisa e extensão em torno de uma temática específica.

A Cátedra Fulbright é uma forma efetiva de concretizar ações de cooperação entre os EUA e o Brasil na UFPA, por meio de uma política institucional voltada ao desenvolvimento de projetos sobre temas de interesse comum. Essa cátedra poderá mudar sua temática a cada período letivo, em conformidade com a conveniência e o acordo entre as instituições. Neste momento, para iniciar o processo e considerando a expertise da UFPA, a opção foi pelas temáticas da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

A cátedra vai possibilitar a vinda de professor/pesquisador dos EUA para desenvolver atividades na UFPA. O professor/pesquisador que estiver alocado na Cátedra Fulbright terá suas despesas de deslocamento e bolsa acadêmica remuneradas por aquela instituição e terá um espaço para seu trabalho na UFPA, no Centro de Internacionalização da UFPA. Esse profissional poderá atuar em programas de pós-graduação distintos, em atividades como cursos de curta duração, conferências, participação em bancas de defesas de trabalhos de pós-graduação, elaboração de projetos de pesquisa, entre outras.

De acordo com a Fulbright, o Brasil é um dos países mais influentes do hemisfério ocidental e uma das maiores democracias e economias do mundo. A instituição norte-americana reconhece que as universidades brasileiras formam cerca de 13.000 doutores por ano, e seus principais centros de pesquisa em áreas como agricultura, energia, biotecnologia e epidemiologia atraem acadêmicos e estudantes de todo o mundo. Para a Fulbright, o Brasil também é conhecido pela riqueza e distinção de sua cultura; sua exportação de música é tão significativa quanto a de aviões.

Para o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, a escolha da UFPA como sede de uma das dez Cátedras da Fulbright no Brasil é motivo de celebração. “A Fulbright tem longa história de atuação na promoção da cooperação internacional, e a criação de uma Cátedra na UFPA fortalecerá a nossa participação em redes internacionais de pesquisa. A iniciativa vem ao encontro do interesse institucional e será abrigada no Centro de Internacionalização da UFPA recentemente inaugurado”.

O edital para a Cátedra Fulbright na UFPA segue com inscrições abertas até 15/9/2020, e as atividades devem ter início em 2021. Para mais informações, entre em contato com a Comissão Fulbright no Brasil. As consultas podem ser dirigidas à Sra. Patricia Grijo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou +55 11 3057-3703).

Mais informações aqui.

Texto e arte: Divulgação