Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Soluções Educacionais promove debate virtual sobre violência sexual na educação

• Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2020, 14h12

LSE

Nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, às 19 horas, o Projeto Laboratório de Soluções Educacionais, da Universidade Federal do Pará, irá promover o debate "Violência Sexual na Educação: do Ensino Básico ao Superior". O evento contará com a participação de Dominique Ferreira, membra fundadora do coletivo "Nós, Geólogas”, e da professora Naiana Patias, coordenadora do Núcleo de Estudos em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (Nedefe), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para acompanhar o debate, acesse o canal do projeto na plataforma YouTube. A live é aberta ao público e será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As convidadas irão abordar a temática “Violência Sexual na Educação”, a fim de promover uma troca de conhecimento sobre os diversos aspectos referentes a essa forma de violência e suas consequências na vida dos indivíduos envolvidos, levando em consideração questionamentos, como: “o que fazer quando se sofre uma violência sexual?”, “quais são essas violências?” e “qual o papel da instituição educacional neste processo?”. O debate será mediado pelos alunos da Faculdade de Psicologia Janaína Rabelo e Alessandro Silva.

“Esta temática é muito importante porque infelizmente ainda é um tabu. Com isso, muitas vezes, pessoas que sofrem violência sexual - em geral meninas e mulheres - sequer identificam o que estão vivendo como violência ou não sabem como proceder, tendo receio de buscar ajuda. É importante informar sobre o tema, sobre a rede de apoio existente e orientar tanto estudantes quanto educadores a como proceder diante dessas situações. O espaço escolar precisa ser um lugar de proteção”, explica a professora Aline Beckmann Menezes, coordenadora do Projeto Laboratório de Soluções Educacionais.

Laboratório de Soluções Educacionais - O projeto tem o objetivo de contribuir com a formação de futuros profissionais que atuarão no contexto escolar para que tenham um olhar crítico, empático e contextualizado, buscando desenvolver práticas com potencial transformador. Ele também trabalha no apoio aos espaços escolares, para que possam identificar a fonte de algumas de suas adversidades e desenvolver estratégias de enfrentamento destas, e na promoção de uma visão de educação democrática, por meio da qual todos os membros da comunidade escolar possam ser valorizados como elementos fundamentais para a construção de um projeto educacional de qualidade.

“O projeto funciona a partir de parcerias estabelecidas com escolas da rede pública, tendo como princípio norteador que é a realidade da escola que deve nos guiar e não a nossa prática que deve se impor à realidade da escola. Assim, sempre buscamos nos inserir no cotidiano escolar e conhecer as reais demandas, criando propostas de atuação específicas para cada escola em que atuamos”, afirma a professora Aline Beckmann Menezes.

De acordo com as demandas, os integrantes do Laboratório promovem atividades mais pontuais, como palestras, oficinas, capacitações e eventos interdisciplinares, com a vinda de profissionais de outros estados e a promoção de diálogos entre estudantes, profissionais e pesquisadores. Apesar disso, o foco do projeto está nas atividades de longo prazo, isto é, no acompanhamento de uma escola por um ano ou mais, identificando múltiplas demandas e desenvolvendo planos de ação específicos, que são debatidos com a comunidade escolar e desenvolvidos de acordo com a realidade de cada instituição.

Debate virtual "Violência Sexual na Educação: do Ensino Básico ao Superior"

Data: 28 de agosto.

Horário: 19h.

Plataforma: Canal do projeto Laboratório de Soluções Educacionais, no YouTube.

Evento acessível em Libras, gratuito e aberto ao público em geral.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação Projeto