Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Internacionalização da UFPA divulga programação virtual para o segundo semestre

• Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 12h04

31.01 Lucas Brito Centro de Internacionalização

O Centro de Internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado à Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), foi inaugurado em 5 de fevereiro do corrente ano, com uma agenda de eventos para 2020 que precisou ser repensada em virtude da pandemia do novo coronavírus. A fim de manter o Centro ativo, a Prointer organizou um programa de lives regulares, intitulado “Conexões Internacionais”. As lives serão realizadas por meio do Google Meet, a partir da segunda quinzena de setembro, e os assuntos abordados irão abranger dois grandes eixos: Cooperação Internacional e Difusão de Culturas, e Estudos Interculturais.

No eixo “Cooperação Internacional e Difusão de Culturas”, as atividades tratarão de oportunidades de cooperação acadêmica e científica (bolsas, estágio, projetos), línguas estrangeiras e realidade social, cultural, política e econômica de diferentes países. No eixo “Estudos Interculturais”, serão programadas apresentações de estudos/pesquisas desenvolvidos no âmbito das Cátedras e Casas vinculadas ao Centro de Internacionalização. O Programa “Conexões Internacionais” é extenso e aberto ao público interno (estudantes e servidores da UFPA) e à comunidade externa.

Cooperação internacional - Ainda no âmbito da “Cooperação Internacional e Difusão de Culturas”, a Prointer está lançando o “Amazonia On-Line Virtual Learning”, com atividades de internacionalização solidária, para os níveis de graduação e de pós-graduação, a partir de setembro de 2020, envolvendo parcerias com a Universidade Paris 8 e com a Western Michigan University, inicialmente.

Com a Universidade Paris 8, por meio de um projeto Erasmus+ sobre línguas de sinais, será oferecido um curso on-line de Língua Francesa de Sinais, o qual será ministrado por um doutorando daquela universidade para estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Já com a Western Michigan University, haverá um webinário para a pós-graduação com quatro conferências em áreas em que há convergência entre as duas instituições: Psicologia comportamental; Sustentabilidade; Geociências e Ciências Biológicas.

Para conhecer as atividades da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, as oportunidades de bolsa e o programa permanente de lives, webinários e outros assuntos,  acesse a página e o Facebook da Prointer.

Texto: Divulgação Prointer
Foto: Lucas Brito