Página inicial > Ultimas Notícias > Coleta Seletiva Solidária retoma a coleta do vidro na UFPA

Coleta Seletiva Solidária retoma a coleta do vidro na UFPA

• Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 15h23

coleta de vidro

Apesar de o vidro ser infinitamente reciclável, a nossa região ainda não dispõe de indústrias para o processamento desse material. E, sem fluxo desse material no mercado local, acabava tendo como destino o lixo comum, mesmo sendo importante matéria-prima. Esse reflexo começou a ser percebido na Cidade Universitária da UFPA, em meados de 2018, quando, às proximidades dos Locais de Entrega Voluntária (LEV), a comunidade passou a observar um grande acúmulo de vidros.

Em contato com as cooperativas de catadores, a Comissão da Coleta Seletiva Solidária (CCSS) foi informada que, em virtude das dificuldades de venda desse material, as cooperativas não iriam mais fazer a coleta do vidro. Então, para evitar o transtorno, como o acúmulo de vidros nos locais de coleta, foi publicado, no dia 13/9/2018, um comunicado orientando a comunidade universitária a não descartar mais esse tipo de material e informando a retirada de todos os coletores verdes dos LEV a partir do dia 17/9/2018. Foi solicitada também uma declaração das cooperativas, que autorizava a comissão a dar outro destino, como a doação aos interessados no reaproveitamento (artesanato, entre outros).

Agora, com uma nova parceria fechada entre as cooperativas de catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana de Belém, o vidro será novamente coletado, deixando de ir para o lixo comum e retornando ao ciclo produtivo. Todo o material será comercializado pelas indústrias recicladoras em São Paulo e, segundo Otoniel Trindade Moraes, representante do consócio que reúne associações, cooperativas e empresas privadas, todas as despesas com a logística serão custeadas pelas próprias indústrias.

O retorno da coleta será uma ferramenta importante não somente para evitar o descarte de vidro direto nos lixões e aterros sanitários, causando riscos e transtornos ao meio ambiente e à população, mas também para proporcionar a ampliação da renda dos catadores que foram bastante afetados neste período da crise sanitária em curso.

O que será coletado - Segundo a CCSS da UFPA , serão coletados todos os tipos de vidros, com exceção de lâmpadas comuns e fluorescentes além dos frascos de produtos químicos utilizados em laboratórios, uma vez que são classificados como resíduos perigosos e devem receber um tratamento diferenciado, conforme previsto na legislação vigente.

No caso de vidros quebrados (cacos), as cooperativas orientam que estes devam estar acondicionadas em garrafas PET, cortadas ao meio e presas com fitas adesivas, dentro de latas de leite em pó ou em embalagens longa vida. Essas medidas são necessárias para evitar riscos de acidente durante o transporte para os galpões de triagem.

A retomada da coleta do vidro está prevista para acontecer por meio dos 16 coletores verdes que já estão nos Locais de Entrega Voluntaria (LEV) distribuídos na Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto: no Setor Básico (ICB, Fadesp, IG, IENCI, Lapac, RU, Bloco A, Capacit, Ginásio de Esportes, Prédio da Reitoria, Biblioteca Central e Vadião);  no Setor Profissional (Laesa– Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental e Faculdade de Mecânica) e no Setor Saúde (Faculdade de Farmácia e Gedai– Faculdade de Elétrica).

O serviço de coleta de recicláveis se restringe apenas aos materiais gerados no campus universitário e não recebe materiais provenientes de uso externo, como das residências e dos comércios, ou de quaisquer outros lugares. Se você deseja saber onde descartar o material gerado em sua residência, por exemplo, pode entrar em contato com uma das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis atendidas pela UFPA.

Coleta do vidro pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis

Local: Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto.

Mais Informações: Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA – CCSS/UFPA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Marituba – COOCAMAR (91 99105-2200 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Texto: Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA