Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão do Campus Altamira promove ações educativas para a prevenção de zoonoses

• Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 14h38

ZOONOSES

Abraços, beijos e afagos são demonstrações comuns de afeto a animais domésticos, justamente por não aparentar risco algum. Mas você já ouviu falar sobre as zoonoses? São doenças transmitidas pelo contato entre as pessoas e o animal, que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e/ou vírus prejudiciais à  saúde de ambos. Por esse motivo, o Projeto de extensão "Ações Educativas para Prevenção de Zoonoses", da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira, vem, há quatro anos, orientando a população da região sobre os riscos de transmissão de doenças entre seres humanos e animais.

Na ativa desde 2018, de  grande número de adoções e de maus-tratos registrados aos animais na cidade de Altamira, o projeto de extensão, coordenado pelos professores da Faculdade de Medicina (Famed), em parceria com a Faculdade de Ciências Biológicas (ICB), tem como objetivo principal conscientizar a população e, principalmente, os donos de animais domésticos acerca do  bem-estar animal e das doenças que circulam entre pessoas e animais.

"A cidade de Altamira passou por um crescimento populacional muito grande. Com isso, muitas famílias adotaram animais caninos e felinos, o que chamou atenção sobre o impacto desta relação quanto à saúde pública. Além do mais, houve um crescimento do número de animais abandonados na cidade e de casos de maus-tratos. A relação entre animais e pessoas precisa ser orientada para assegurar a saúde humana e animal, uma vez que, em determinadas situações, pode ocasionar a ocorrência de zoonoses", esclarece  o professor da Faculdade de Medicina - do Campus Altamira Denis Ferreira.

Ações educativas para prevenção de zoonoses - O projeto tem como principal missão desenvolver trabalhos de prevenção, proteção e promoção da saúde ao maior número de pessoas possível. Por isso as equipes de coordenadores costumam se direcionar às escolas públicas do município para esclarecer sobre as ações do projeto e questões éticas, e realizar atividades educacionais que promovam o conhecimento sobre zoonoses e o bem-estar animal, levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos.

De acordo com o professor Denis Ferreira, a participação dos alunos no projeto proporciona imersão na realidade do tema proposto, desenvolvendo senso crítico e construindo conhecimento, além de promover a interdisciplinaridade articulada com a atuação de profissionais de diferentes formações.

"Em relação aos alunos das escolas públicas, que são nosso público-alvo, eles estão em fase de aprendizado e descobrimento, são ávidos por conhecer coisas novas e relatar suas experiências. O crescimento intelectual, social e filosófico desses adolescentes nos traz perspectivas de um futuro melhor, de respeito aos animais e boas ações de cuidados e prevenção de doenças. Além de serem  disseminadores de conhecimento em sua comunidade", expõe.

Cartilha zoonoses- Entre as ações mais recentes do projeto, está a produção da cartilha "Zoonoses: O que são? Como são transmitidas?", que foi elaborada por alunos e por docentes integrantes do Grupo de Pesquisa em Doenças Tropicais e Interação Parasito-Hospedeiro. Desenvolvida para ser de fácil entendimento e de rápida leitura, a cartilha aborda assuntos relacionados a algumas das doenças que circulam entre seres humanos e animais, denominadas de zoonoses. De acordo com Denis Ferreira, a idéia da criação da obra surgiu após as análises dos questionários aplicados nas escolas públicas do município de Altamira, que apontaram baixo ou nenhum conhecimento sobre o termo zoonoses e sobre as doenças relacionadas a seres humanos e animais.

"Isso nos despertou para a criação de um material didático que fornecesse  informações e orientação básica à população jovem sobre a interação entre animais e pessoas, para assegurar a saúde humana e animal, uma vez que, em determinadas situações, pode ocorrer o aparecimento de zoonose", conclui Denis Ferreira, professor da Faculdade de Medicina do Campus Altamira.

A cartilha esclarece dúvidas como: o que são zoonoses, o que podem causar as zoonoses, como elas são transmitidas, como surge uma zoonose, além de medidas de cuidados, bem-estar animal e prevenção.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Reprodução da cartilha