Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Abertas as inscrições para o webnário “O Futuro da Análise do Comportamento como Movimento Internacional"
Início do conteúdo da página

Abertas as inscrições para o webnário “O Futuro da Análise do Comportamento como Movimento Internacional"

  • Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 16h27

WEBNAR prointer

Como uma das ações para formalizar o acordo entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Western Michigan University (WMU), no dia 24 de setembro, às 16h, irá acontecer o webnário “O Futuro da Análise do Comportamento como Movimento Internacional". O evento visa debater como a Análise do Comportamento pode continuar seu desenvolvimento por meio de parcerias internacionais. O debate será virtual, por meio do Youtube da WMU International. As inscrições podem ser feitas aqui, até o dia do evento. Os participantes receberão certificado de ambas as instituições.

Realizado por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer/UFPA), o webnário é o primeiro evento formal de aproximação entre as instituições. A ideia é promover uma discussão entre os especialistas e o público acerca da temática, que possui uma ampla aceitação entre as comunidades acadêmicas das duas universidades. Os palestrantes convidados, dentro de suas especialidades, farão uma exposição particular do tema. Segundo o coordenador do evento, doutorando Pedro Soares, do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC/UFPA), a Análise do Comportamento é uma disciplina científica relevante na Psicologia estadunidense e brasileira.

"Há uma distância entre as comunidades acadêmicas, e o webinário se dedica a mostrar como um movimento de aproximação entre essas comunidades pode ajudar a fortalecer essa área do conhecimento. Além disso, o evento também é uma maneira de os professores e discentes de uma universidade poderem conhecer parte dos interesses e objetivos da outra. Este entendimento mútuo é um caminho para estabelecer as bases para ações colaborativas de ensino, pesquisa e extensão, que as duas instituições visam realizar", afirmou Pedro Soares.

Além deste debate, irá ocorrer uma série de palestras para discutir temas de semelhante importância para as duas universidades. Até o final do ano, estão previstos mais três webinários nas seguintes áreas: sustentabilidade, geociências e ciências biológicas. A previsão é que os debates ocorram mensalmente.

Para participar - As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, por meio do formulário de inscrição. O evento será no dia 24 de setembro, às 16h. Será transmitido pelo Youtube da WMU International. Os participantes terão direito a receber certificado emitido por ambas as instituições.

Toda a programação é voltada aos discentes de Graduação em Psicologia e de áreas afins, de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), de Pós-Graduação em Behavior Analysis (WMU) e aos pesquisadores em Análise do Comportamento de instituições brasileiras e estadunidenses.

Metas da parceria -  Com a formalização do acordo de cooperação entre a UFPA e a Western Michigan University (WMU), as instituições poderão trabalhar em conjunto a internacionalização por meio de projetos que promovam a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Dessa forma, poderão ocorrer atividades com visões em global classroom, desenvolvimento de pesquisas em conjunto, intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores entre outras ações que venham ter impactos positivos no ambiente acadêmico nacional e internacional.

"Por meio da cooperação, poderão ser desenvolvidos projetos que colaborem para o crescimento e o reconhecimento de ambas as instituições por intermédio das ações que serão feitas, além de propor projetos de pesquisa ou de mobilidade, para a realização de mobilidade acadêmica, de discentes de graduação e pós-graduação, e visitas técnicas de professores, para  produção científica conjunta, por exemplo", explicou Amanda Farias, representante da WMU.

Entre os responsáveis pela organização do evento, estão os representantes da PROINTER.

Serviço:

Webnário “O Futuro da Análise do Comportamento como Movimento Internacional".

Data: 24 de setembro

Hora: 16h

Local: Canal do Youtube da WMU

Link para inscrição

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página